Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Pediatria / Acuidade visual em crianças: quando fazer o screening?
criança tapando os olhos

Acuidade visual em crianças: quando fazer o screening?

Acesse para ver o conteúdo
Esse conteúdo é exclusivo para usuários do Portal PEBMED.

Tenha acesso ilimitado a todos os artigos, quizzes e casos clínicos do Portal PEBMED.

Faça seu login ou inscreva-se gratuitamente!

Preencha os dados abaixo para completar seu cadastro.

Ao clicar em inscreva-se, você concorda em receber notícias e novidades da medicina por e-mail. Pensando no seu bem estar, a PEBMED se compromete a não usar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Inscreva-se ou

Seja bem vindo

Voltar para o portal

Tempo de leitura: 2 minutos.

Uma das causas mais importantes de anormalidades na visão em crianças é a ambliopia (também conhecida como olho vago ou olho preguiçoso). A identificação precoce das anormalidades pode impedir o desenvolvimento dessa disfunção oftálmica. Mas qual é o momento ideal para começar o rastreio da acuidade visual nessa população?

US Preventive Services Task Force (USPSTF) publicou recentemente um Recommendation Statement com evidências que apoiam o screening de acuidade visual em todas as crianças entre 3 e 5 anos de idade.

A análise

A USPSTF analisou evidências sobre a precisão dos exames de rastreio da visão e os benefícios e danos do exame e tratamento da visão. As intervenções cirúrgicas foram consideradas fora do escopo para essa revisão.

O tratamento da ambliopia está associado a melhorias moderadas na acuidade visual em crianças de 3 a 5 anos, que provavelmente resultarão em melhorias permanentes na visão ao longo da vida. Logo, a USPSTF concluiu que os benefícios são moderados porque a ambliopia não tratada resulta em perda de visão permanente e não corrigível, e os benefícios do rastreio e do tratamento podem, potencialmente, ser experimentados ao longo da vida da criança.

A USPSTF encontrou evidências adequadas para limitar os danos potenciais de tratamento (ou seja, maiores taxas de falso positivo em populações de baixa prevalência) como pequenas. Portanto, a USPSTF concluiu com certeza moderada que o benefício global é moderado para crianças de 3 a 5 anos.

Além disso, o Task Force também concluiu que a evidência atual é insuficiente para avaliar o equilíbrio de benefícios e danos de triagem de visão em crianças menores de 3 anos.

Veja com detalhes os estudos analisados nesse link.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • US Preventive Services Task Force. Vision Screening in Children Aged 6 Months to 5 YearsUS Preventive Services Task Force Recommendation Statement. JAMA. 2017;318(9):836–844. doi:10.1001/jama.2017.11260

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.