Acupuntura funciona mesmo?

A acupuntura, como parte da Medicina Tradicional Chinesa, alcança hoje lugar importante como terapia complementar ao tratamento de várias patologias em várias especialidades médicas.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A acupuntura, como parte da Medicina Tradicional Chinesa, alcança hoje lugar importante como terapia complementar ao tratamento de várias patologias em várias especialidades médicas, e vem obtendo resultados satisfatórios nos pacientes antes rotulados como refratários aos tratamentos convencionais. Estes pacientes procuram o tratamento na maioria das vezes como último recurso, mesmo sem saber exatamente como funciona.

Como toda terapêutica, a acupuntura tem suas indicações e suas limitações, e apesar do seu mecanismo de ação já ter sido demonstrado em bases científicas, alguns dos seus efeitos gerais sobre o organismo permanecem sem explicação.

Para compreender melhor e assimilar os ensinamentos do curso de Acupuntura, o estudante deverá abdicar parcialmente da necessidade de ver a medicina apenas baseada em evidências e compreender o pensamento filosófico chinês, seus conceitos de saúde e doença e das relações entre o homem e o Universo.

A Medicina Tradicional Chinesa é uma medicina milenar, que baseia seus conhecimentos na observação do homem, da natureza e das relações entre eles. O homem é considerado um microcosmo, imagem e semelhança do macrocosmo exterior, e regido, portanto pelas mesmas leis. A filosofia taoísta ensina que, da energia original, primordial, surgiram duas formas de energia antagônicas, mas complementares, partes integrantes de um todo indivisível, denominadas Yin e Yang. Tudo no universo contém uma parte Yin e uma parte Yang, que devem estar sempre em equilíbrio.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Toda a teoria da acupuntura está fundamentada nesse equilíbrio energético. A saúde é o estado de equilíbrio, e a doença é a ruptura desse equilíbrio. O tratamento consistirá em restabelecer o curso normal da circulação de energia. Isso é possível porque a energia circula principalmente em “meridianos”, canais que percorrem todo o corpo em trajetos invisíveis, mas determinados e que tem relação com os diversos órgãos. Nesses meridianos estão localizados os pontos de acupuntura, e uma agulha inserida em um ponto de acupuntura na pele poderá influenciar e restabelecer o fluxo normal no meridiano e seu órgão correlato.

Alguns pesquisadores informam ter tido sucesso em determinar o curso dos meridianos e em detectar pequenas alterações no estado elétrico de regiões da pela quando ativadas pela agulha. Os pontos de acupuntura estão em sua maioria localizados em regiões ricas em terminações nervosas e consequentemente com maior atividade elétrica, e mais de setenta por cento deles hoje são reconhecidos como um ponto gatilho.

Seja qual for a explicação, quer baseada nas evidências científicas, quer baseada nos princípios da Medicina Tradicional Chinesa, permanece o fato de que, para muitos sintomas patológicos, os velhos métodos chineses são muito eficientes. E, para o paciente, cujo único desejo é recuperar a saúde o mais depressa possível, é tudo o que importa.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

Tags