Página Principal > Acupuntura > Acupuntura funciona mesmo?
mulher na sessão de acupuntura

Acupuntura funciona mesmo?

Tempo de leitura: 2 minutos.

A acupuntura, como parte da Medicina Tradicional Chinesa, alcança hoje lugar importante como terapia complementar ao tratamento de várias patologias em várias especialidades médicas, e vem obtendo resultados satisfatórios nos pacientes antes rotulados como refratários aos tratamentos convencionais. Estes pacientes procuram o tratamento na maioria das vezes como último recurso, mesmo sem saber exatamente como funciona.

Como toda terapêutica, a acupuntura tem suas indicações e suas limitações, e apesar do seu mecanismo de ação já ter sido demonstrado em bases científicas, alguns dos seus efeitos gerais sobre o organismo permanecem sem explicação.

Para compreender melhor e assimilar os ensinamentos do curso de Acupuntura, o estudante deverá abdicar parcialmente da necessidade de ver a medicina apenas baseada em evidências e compreender o pensamento filosófico chinês, seus conceitos de saúde e doença e das relações entre o homem e o Universo.

A Medicina Tradicional Chinesa é uma medicina milenar, que baseia seus conhecimentos na observação do homem, da natureza e das relações entre eles. O homem é considerado um microcosmo, imagem e semelhança do macrocosmo exterior, e regido, portanto pelas mesmas leis. A filosofia taoísta ensina que, da energia original, primordial, surgiram duas formas de energia antagônicas, mas complementares, partes integrantes de um todo indivisível, denominadas Yin e Yang. Tudo no universo contém uma parte Yin e uma parte Yang, que devem estar sempre em equilíbrio.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Toda a teoria da acupuntura está fundamentada nesse equilíbrio energético. A saúde é o estado de equilíbrio, e a doença é a ruptura desse equilíbrio. O tratamento consistirá em restabelecer o curso normal da circulação de energia. Isso é possível porque a energia circula principalmente em “meridianos”, canais que percorrem todo o corpo em trajetos invisíveis, mas determinados e que tem relação com os diversos órgãos. Nesses meridianos estão localizados os pontos de acupuntura, e uma agulha inserida em um ponto de acupuntura na pele poderá influenciar e restabelecer o fluxo normal no meridiano e seu órgão correlato.

Alguns pesquisadores informam ter tido sucesso em determinar o curso dos meridianos e em detectar pequenas alterações no estado elétrico de regiões da pela quando ativadas pela agulha. Os pontos de acupuntura estão em sua maioria localizados em regiões ricas em terminações nervosas e consequentemente com maior atividade elétrica, e mais de setenta por cento deles hoje são reconhecidos como um ponto gatilho.

Seja qual for a explicação, quer baseada nas evidências científicas, quer baseada nos princípios da Medicina Tradicional Chinesa, permanece o fato de que, para muitos sintomas patológicos, os velhos métodos chineses são muito eficientes. E, para o paciente, cujo único desejo é recuperar a saúde o mais depressa possível, é tudo o que importa.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Autora:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.