Acupuntura pode reduzir cólicas em bebês?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Em alguns casos, a acupuntura é usada para tratar cólicas infantis, no entanto, as evidências ainda são escassas e conflitantes. Para compreender melhor o assunto, pesquisadores conduziram um estudo para avaliar e comparar o efeito de dois tipos de acupuntura em bebês com cólicas.

Para esta análise, pesquisadores suecos inscreveram 150 lactentes de 2 a 8 semanas com cólicas que não responderam a uma dieta livre de leite de vaca. Todos compareceram a uma clínica de estudo duas vezes por semana durante 2 semanas e foram randomizados em três grupos:

  1. Acupuntura mínima padronizada: uma agulha foi inserida em um ponto de acupuntura (LI4)
  2. Acupuntura individual semi-padronizada inspirada na Medicina Tradicional Chinesa: agulhas foram inseridas nos pontos de acupuntura um máximo de cinco vezes por visita, dependendo dos sintomas.
  3. Controle: bebês passaram 5 minutos sozinhos com acupunturista, mas o tratamento não foi realizado.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

O efeito dos dois tipos de acupuntura foi semelhante. Relativamente à linha de base, observou-se uma maior redução em relação ao tempo de choro e choro de cólicas na segunda semana de intervenção (115 vs. 86 minutos/dia de redução; p = 0,050) e no período de seguimento (p = 0,031).

Veja mais: ‘Acupuntura ou Morfina? Qual o melhor tratamento para dor?’

Mais bebês que receberam acupuntura choraram < 3 horas/dia e, portanto, não preencheram mais os critérios para cólicas, na primeira (p = 0,040) e segunda (p = 0,006) semana de intervenção. Nenhum evento adverso grave foi relatado.

Mas, esses efeitos só foram observados quando ambos os grupos de acupuntura foram combinados. Ao considerar os grupos separadamente, os resultados não foram estatisticamente significativos.

Referências:

  • Effect of minimal acupuncture for infantile colic: a multicentre, three-armed, single-blind, randomised controlled trial (ACU-COL). DOI: 10.1136/acupmed-2016-011208
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar