ADS 2022: bundle com medidas não farmacológicas foi associado a diminuição na prevalência de delirium em UTIP

Um estudo teve o objetivo avaliar uma lista de checagem à beira do leito chamada Bundle to Eliminate Delirium (BED). Saiba mais.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Em uma palestra intitulada “Noise Pollution in the PICU”, apresentada no último congresso anual da American Delirium Society (ADS), o pediatra intensivista Yu Kawai (Mayo Clinic College of Medicine and Science, Estados Unidos) citou diversos trabalhos recentes que destacam a relevância do ruído excessivo como fator de risco significativo para o desenvolvimento de delirium em Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP). Para ilustrar sua apresentação, o Dr. Kawai mostrou os resultados de um estudo bastante interessante conduzido por ele e sua equipe como parte de uma iniciativa da Society of Critical Care Medicine (SCCM), denominada PICU Liberation QI Collaborative, cujo objetivo foi implementar as melhores práticas para o manejo da dor, prontidão para extubação, sedação, delirium, mobilização precoce e envolvimento da família. Ao implementar uma lista de checagem à beira do leito chamada Bundle to Eliminate Delirium (BED), os pesquisadores levantaram a hipótese de que a cultura da unidade relacionada ao delirium e o desfecho do paciente apresentariam melhora. O resumo desse estudo foi publicado em suplemento do jornal Critical Care Medicine.

delirium

Metodologia

O BED foi implantado em março de 2017 na Mayo Clinic e foi utilizado pela enfermagem uma vez por plantão. Uma escala Likert de dez pontos foi distribuída um mês antes e dois meses após a implementação do BED para 95 enfermeiros da UTIP. A pesquisa avaliou a frequência e a confiança na realização de cuidados relacionados ao delirium. O desfecho dos pacientes foi definido pela prevalência de um resultado positivo ao se aplicar a ferramenta Pediatric Confusion Assessment Method for the Intensive Care Unit (pCAM-ICU). Os dados das primeiras doze semanas após a implantação do BED foram comparados com os dados das mesmas doze semanas em 2014, 2015 e 2016. Os dados da pesquisa (mediana pré-BED vs pós-BED) e as taxas de prevalência foram comparadas pelo teste U de Mann-Whitney. 

Os questionários pré e pós-BED foram preenchidos por 73 e 71 enfermeiros, respectivamente. Todas as comparações estatísticas relacionadas à pesquisa tiveram p < 0,01. A confiança da enfermagem melhorou após o BED no reconhecimento do delirium (6 versus 7), avaliação (7 versus 9), discussão durante as rodadas clínicas (7 versus 9), manejo/prevenção (7 versus 9) e educação familiar (6 versus 8). A frequência da discussão relacionada ao delirium aumentou durante as rodadas pós-BED: resultado do pCAM (5 versus 8), meta diária do nível de sedação (6 versus 8) e plano de manejo/prevenção do delirium (5 versus 8). As enfermeiras também sentiram que desmamaram os sedativos (7 versus 8), normalizaram o ciclo dia/noite (6 versus 8), mobilizaram (6 versus 8) e reorientaram os pacientes (7 versus 8), além de envolveram a família nos cuidados diários (8 versus 8). 9) com mais frequência pós-BED. 

A taxa de positividade do pCAM-ICU pós-BED foi de 0,4% (3/815), significativamente menor do que nos três anos anteriores: 1,5% em 2016 (p = 0,03), 1,6% em 2015 (p = 0,04) e 1,6% em 2014 (p = 0,03).

ADS 2022: a liberação da UTIP e a implementação do A-F bundle em crianças sob cuidados intensivos é viável

Conclusão

Kawai e colaboradores concluíram que, ao implementar um bundle de delirium, os enfermeiros da UTIP realizaram com mais confiança e mais frequência os cuidados relacionados ao delirium, inclusive, a implantação do bundle foi associada à diminuição da prevalência de delirium em comparação com os três anos anteriores ao estudo.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão
# Kawai, Yu. Noise Pollution in the PICU. American Delirium Society Annual Meeting, 2022, Indianapolis, Estados Unidos  # Kawai, Yu et al. 1309: PICU Liberation Collaborative: Bundle to Eliminate Delirium Improves ICU Cultura and Outcomes, Critical Care Medicine, v.46, n.1,p.638, 2018