Leia mais:
Leia mais:
Poliomielite no século 21: onde estamos?
Tromboembolismo pulmonar: métodos diagnósticos e tratamento [podcast]
Bloqueio dos nervos ilioinguinal e iliohipogástrico no parto cesariano
Covid-19: Fiocruz busca voluntários para testar medicamento que pode evitar a replicação do vírus
ACSCC 2021: Controvérsias no tratamento do abdômen agudo

Adultos na pré-diabetes apresentam maior risco de eventos cardiovasculares

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Adultos na “pré-diabetes”, faixa de intolerância à glicose (glicemia de jejum 100-124 mg/dl e/ou glicada 5,7-6,4%), apresentam maior risco de eventos cardiovasculares, sugere uma metanálise publicada na British Medical Journal (BMJ).

Para avaliar as associações entre a pré-diabetes e o risco de doença cardiovascular e mortalidade por todas as causas, pesquisadores examinaram dados de 1,6 milhões de adultos de 53 coortes prospectivos, que avaliaram a glicemia no início do estudo e relataram resultados durante um acompanhamento mediano de 9,5 anos.

Pacientes na pré-diabetes apresentaram risco significativamente aumentado de riscos cardiovasculares quando comparados aos pacientes com concentração de glicose no sangue normal. Pacientes com pré-diabetes, definidos pelo corte mais baixo da glicemia de jejum, apresentaram maior risco para eventos cardiovasculares globais (risco relativo [RR] = 1,13), coronariopatia (RR = 1,10), acidente vascular cerebral (AVC) (RR = 1,06) e mortalidade global (RR = 1,13).

Os resultados deste estudo da BMJ indicam que pacientes na “pré-diabetes” têm risco aumentado de infarto do miocárdio, AVC e morte.

*Artigo revisado pela biomédica Juliana Festa

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • XHuang Y, Cai X, Mai W, Li M, Hu Y. Association between prediabetes and risk of cardiovascular disease and all cause mortality: systematic review and meta-analysis. Bmj. 2016;355.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar