Amamentação: estudo indica benefício na prevenção da Esclerose Múltipla

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um estudo recente publicado no Journal of the American Heart Association, mostrou uma relação entre amamentar e o risco reduzido de AVC e doença cardíaca. Agora, outro benefício foi demonstrado em estudo da Neurology: prevenção da Esclerose Múltipla (EM).

Para determinar se mulheres que amamentam por mais tempo ou têm menos anos férteis estão em menor risco de desenvolver esclerose múltipla, pesquisadores da Califórnia recrutaram participantes com EM recentemente diagnosticada (n = 397) e controles correspondentes (n = 433).

Foi administrado um questionário para coletar os fatores comportamentais (gravidez, aleitamento materno, uso de anticoncepcional hormonal) e biológicos (idade na menarca e menopausa, amenorreia).

Veja também: ‘Esclerose Múltipla: keypoints das diretrizes nacionais’

Entre as mulheres que tiveram filhos, uma duração acumulada da amamentação por ≥ 15 meses foi associada a um risco reduzido de EM (odds ratio ajustado [OR] 0,47, intervalo de confiança [IC] de 95%: 0,28-0,77; p = 0,003 comparado a 0-4 meses de amamentação).

Ter ≥ 15 anos de idade na menarca também foi associado a um risco menor de EM ([OR] ajustado 0,56, IC de 95%: 0,33-0,96; p = 0,035). O período fértil total e os demais fatores que o determinaram, incluindo gravidez, paridade, episódios de amenorreia e uso anticoncepcional, assim como idade no primeiro parto, não apresentaram associação significativa com o risco de esclerose múltipla.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que mulheres que amamentam por mais tempo podem estar em menor risco de desenvolver esclerose múltipla.

Mais condutas na Esclerose Múltipla você encontra no Whitebook! Baixe GRÁTIS.

Referências:

  • Breastfeeding, ovulatory years, and risk of multiple sclerosis. Published online before print July 12, 2017, doi: http:/​/​dx.​doi.​org/​10.​1212/​WNL.​0000000000004207. Neurology 10.1212/WNL.0000000000004207
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Entrar | Cadastrar