Leia mais:
Leia mais:
Check-up Semanal: cardioversão na FA, atualização do DSM-5, tuberculose no Brasil e mais!
American Psychiatric Association (APA) publica atualização do DSM-5

American Psychiatric Association (APA) publica atualização do DSM-5

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A APA publicou em março de 2022 a atualização de seu manual diagnóstico: Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 5ª edição revisada (DSM-5-TR). Apesar de ter sido idealizado para utilização em pesquisa principalmente a partir de sua 3ª edição, o DSM é amplamente utilizado na prática clínica atual. Dentre as mudanças da nova edição destacam-se:

dsm-5

Novo diagnóstico 

O DSM-5 incluía o persistent complex bereaved disorder (PCBD) na seção III, como diagnóstico a ser estudado com maior profundidade. Já a revisão atual inclui o diagnóstico na seção principal como transtorno de luto prolongado (prolonged grief disorder), seguindo a tendência de sua inclusão na CID-11. O transtorno é caracterizado no DSM-5-TR por:

Morte de uma pessoa próxima há pelo menos um ano (para crianças considera-se seis meses) associada a sintomas intensos ocorrendo na maior parte dos dias do último mês como: pensamentos ou memórias persistentes em relação ao falecido, sofrimento emocional ou apatia, comportamento evitativo em relação ao tema, dificuldades para retomada da vida social, sentimento de que a vida não vale a pena e outros. Os sintomas devem causar prejuízo social, ocupacional ou de funcionamento importantes para o diagnóstico.

Críticos à inclusão do transtorno apontam problemas de validação diagnóstica transcultural, além do risco de transformar uma vivência humana em transtorno, o que levaria à medicalização do luto e consequentemente a prejuízos relacionados à efeitos colaterais e econômicos. Por outro lado, aqueles que defendem o diagnóstico argumentam que o construto não inclui experiências de luto, mas sim aquelas que excedem as delimitações categoriais. Além disso, justificam haver considerações culturais suficientes para sua criação possibilitando a pesquisa de tratamentos no campo.

Depressão: recomendações da Comissão Mundial de Psiquiatria do The Lancet

Transtorno de humor não especificado 

A categoria retorna ao DSM-5-TR na tentativa de garantir harmonização com a CID-11 e de incluir pacientes que não preencham critérios para outros transtornos de humor específicos, o que trazia dificuldades na prática clínica e na pesquisa.

Disforia de gênero

Trata-se de diagnóstico com pouco consenso na comunidade científica. Na CID-11, “incongruência de gênero” está listado fora da seção de transtornos mentais, com importantes diferenças conceituais em relação ao construto do DSM.

O DSM-5-TR manteve o diagnóstico de disforia de gênero com modificações de nomenclatura como: “desired gender” para “experienced gender”; “cross-sex medical procedure” para “gender affirming medical procedure”; dentre outras.

Leia também: Alta prevalência de depressão, ansiedade e estresse pós-traumático após covid-19 no Brasil

Epidemiologia, racismo e discriminação

Ocorreu atualização nos trechos que tratam da epidemiologia dos transtornos mentais considerando prevalência, fatores de risco, fatores prognósticos e comorbidades. Além disso há maior consideração do papel do racismo e outras discriminações no contexto dos transtornos mentais se comparado à edição anterior.

Para saber mais

A APA reúne todas as modificações do DSM-5-TR incluindo comentário de cada uma delas em seu site. Confira.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# American Psychiatric Association, organizador. Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5-TR. Fifth edition, text revision. Washington, DC: American Psychiatric Association Publishing; 2022. 1 p. # Szuhany KL, Malgaroli M, Miron CD, Simon NM. Prolonged grief disorder: course, diagnosis, assessment, and treatment. Focus (Am Psychiatr Publ). junho de 2021;19(2):161–72. # Wada K. Medicalization of grief: its developments and paradoxes. In: Lester JN, O’Reilly M, organizadores. The Palgrave Encyclopedia of Critical Perspectives on Mental Health [Internet]. Cham: Springer International Publishing; 2022 [citado 4 de abril de 2022]. p. 1–14. Disponível em: https://link.springer.com/10.1007/978-3-030-12852-4_36-1 # Reed GM, Drescher J, Krueger RB, Atalla E, Cochran SD, First MB, et al. Disorders related to sexuality and gender identity in the ICD-11: revising the ICD-10 classification based on current scientific evidence, best clinical practices, and human rights considerations. World Psychiatry. outubro de 2016;15(3):205–21.
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.