Leia mais:
Leia mais:
Qual papel do qSOFA na sepse?
Check-up Semanal: novos guidelines de sepse, aspirina na prevenção de pré-eclâmpsia e mais! [podcast]
Surviving Sepsis Campaign 2021: hemodinâmica e ventilação mecânica na sepse
Guidelines da Surviving Sepsis Campaign 2021: terapia antimicrobiana para sepse
Guidelines da Surviving Sepsis Campaign 2021: cuidados iniciais na sepse e choque séptico

O uso empírico de antibióticos para o tratamento da sepse na emergência.

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Nos últimos anos a resistência a antibiótico terapia vem aumentando entre os pacientes admitidos na emergência. Cada dia mais vemos patógenos antes considerados causadores de doenças intra-hospitalares acometendo pacientes provenientes da comunidade, entre eles MRSA e Clostridium difficile.

Em contrapartida inúmeros guidelines de terapia empírica tem sido desenvolvidos por instituições reconhecidas ao redor do mundo com o objetivo de conduzir a melhor escolha na antibiótico terapia empírica:

Sanford Guide to Antimicrobial Therapy.

Instituto Latino Americano da Sepse

CREMESP – Uso racional de Antimicrobianos

A escolha da antibiótico terapia empírica deve ser realizada e aplicada de maneira cuidadosa na emergência, local comum de desta prática. Estudos apontam que mortalidade na sepse é maior em pacientes que receberam antibióticos com resposta ineficiente para o tratamento inicial do quadro infeccioso. A escolha adequada do antibiótico empírico reduz as chances, drasticamente, de evolução do quadro de sepse para choque séptico.

Resultados de um estudo publicado no JEM com 85 pacientes com choque séptico admitidos na emergência, demonstraram que quando não submetidos a antibiótico terapia adequada na admissão os pacientes evoluíam com patógenos resistentes. Todavia, alguns destes pacientes apresentavam histórico recente de internação em ambiente hospitalar ou domiciliar. Estes pacientes apresentavam muitas vezes um quadro de sepse pulmonar, para o qual a escolha antibiótica estava adequada, entretanto concomitantemente possuíam patógenos resistentes na cultura de urina. Este grupo de pacientes, dos quais a maioria apresentava urosepse, deve ser reconhecido em uma abordagem inicial como pacientes com alto risco para infecção com patógenos resistentes.

O objetivo de reduzir o número de casos admitidos na emergência com sepse evoluir para choque séptico deve ser um esforço conjunto e prioritário para a equipe de emergência. A identificação precoce do quadro e do foco infeccioso, conhecimento dos perfis de resistência, a coleta de culturas e sua interpretação, e a padronização da antibiótico terapia empírica são elementos fundamentais par uma boa prática neste quadro.

 Referência:

Septic Shock and Adequacy of Early Empiric Antibiotics in the Emergency Department
- Sarah K. Flaherty e col. J Emerg Med. 2014;47(5):601-607.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar