Página Principal > Cardiologia > Anticoagulação para gestantes: qual é o melhor esquema?
medica em consulta com gestante

Anticoagulação para gestantes: qual é o melhor esquema?

Qual seria o melhor esquema de anticoagulação para gestantes diante dos diversos riscos de trombose? Até o momento, nenhuma opção farmacológica, isolada ou combinada, forneceu fortes evidências quanto à eficácia e segurança da mãe e/ou feto. O manejo da anticoagulação em mulheres grávidas com válvulas cardíacas mecânicas permanece desafiador.

Uma metanálise, que incluiu 51 estudos com 2.113 gestações em 1.538 mulheres, avaliou a eficácia e a segurança de quatro regimes atualizados nestas mulheres. Os regimes foram definidos como: 1) regime de um antagonista da vitamina K (VKA) durante a gestação; 2) regime H/VKA utilizando VKA com exceção da heparina não fraccionada (HNF) ou heparina de baixo peso molecular (HBPM) durante 6-12 semanas de gestação; 3) regime de doses ajustadas de HBPM durante a gestação; 4) regime de doses ajustadas de HNF ao longo da gestação.

A taxa de aborto espontâneo, aborto terapêutico, morte fetal e morte neonatal foi significativamente maior no subgrupo de dose elevada de varfarina do que na dose baixa. Comparado com o regime H/VKA, a taxa de evento tromboembólico materno do regime de VKA em baixa dose foi significativamente menor, enquanto os resultados fetais foram semelhantes.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Comparado com o regime H/VKA, a taxa de aborto espontâneo, aborto terapêutico, morte fetal e morte neonatal no regime HBPM foi significativamente menor, enquanto que os resultados maternos foram semelhantes. O regime de HNF apresentou os piores resultados maternos e fetais.

Em conclusão, este estudo mostrou que o regime VKA deve ser melhor para mulheres grávidas com baixa dose de varfarina. O regime H/VKA regime pode ser razoável para aqueles com alta dose de varfarina. O regime HBPM poderia ser utilizado para aquelas que recusam o VKA.

Autora:

Referência:

  • Xu Z, Fan J, Luo X, Zhang W-B, Ma J, Lin Y-B, et al. Anticoagulation Regimens During Pregnancy in Patients With Mechanical Heart Valves: A Systematic Review and Meta-analysis. Can J Cardiol [Internet]. Elsevier Ltd; 2015;32(10):1248.e1–1248.e9. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26927861

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.