Anvisa analisa pedido de registro de vacina contra a dengue

Representantes do laboratório japonês Takeda apresentaram resultados preliminares à agência reguladora.

O pedido de registro da vacina contra a dengue, registrada pelo laboratório Takeda, ainda está sendo analisado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência e a farmacêutica fizeram mais uma reunião nesta terça-feira (10). No encontro, a empresa apresentou mais dados sobre o imunizante para a equipe técnica da Anvisa e aos especialistas em dengue convidados. Alguns pontos do processo foram discutidos e ainda estão sendo avaliados. 

Durante o processo de avaliação pela agência foram emitidas exigências técnicas para a apresentação de esclarecimentos e dados complementares necessários para a análise do pedido de registro.

Não é possível ainda prever prazos sobre a publicação de decisão, antes que a análise técnica seja concluída. Não há mais solicitações de registros para outras vacinas contra a dengue em andamento. 

Mais sobre a vacina 

A QDENGA® é uma vacina tetravalente contra a dengue, com vírus atenuado, que atua como prevenção para a doença em indivíduos a partir dos 4 anos.

O imunizante teve o registro aprovado na União Europeia (UE) em dezembro de 2022. Por enquanto, ela é a única vacina contra dengue aprovada na UE para uso em indivíduos, independentemente da exposição anterior à dengue. 

A aprovação da UE foi respaldada por resultados em 19 ensaios de fases 1, 2 e 3 com mais de 28 mil crianças e adultos, incluindo quatro anos e meio de dados de acompanhamento de fase 3 do Ensaio do Estudo de Eficácia da Imunização Tetravalente contra a Dengue (TIDES). 

O ensaio alcançou o seu estágio final primário de eficácia geral da vacina ao prevenir 80,2% dos casos sintomáticos de dengue 12 meses após a vacinação. Além disso, a TAK-003 atingiu seu estágio final secundário ao prevenir 90,4% das internações 18 meses após a vacinação. A eficácia varia conforme o sorotipo (DENV-1 – 4). 

As análises exploratórias do TIDES mostraram que, durante 4,5 anos de acompanhamento do estudo, a TAK-003 preveniu 84% dos casos de internação por dengue e 61% dos casos sintomáticos de dengue na população geral, incluindo indivíduos soropositivos e soronegativos.

Em geral, a TAK-003 está sendo bem tolerada, sem evidência de agravamento da doença em receptores do imunizante, sendo que nenhum risco de segurança importante foi identificado até o momento.

A QDENGA® ainda foi aprovada na Indonésia para a prevenção da dengue por qualquer sorotipo em indivíduos de seis a 45 anos de idade. A Takeda continua fazendo progressos com registros regulatórios em outros países endêmicos de dengue na Ásia e na América Latina.

Histórico da solicitação no Brasil 

A Anvisa aprovou o Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamento (DDCM) para candidata à vacina contra a dengue enviado pela companhia farmacêutica Takeda Pharma no início de julho do ano passado. 

No documento, constavam os resultados não-clínicos e clínicos obtidos com o produto, além dos cumprimentos das exigências técnicas realizadas pela Anvisa para verificar a qualidade e segurança necessárias antes da realização do Ensaio Clínico Fase III pleiteado pela empresa. 

Diferentemente das outras candidatas à vacina, este produto será investigado em um regime de duas doses: uma ao início do tratamento e outra ao final de três meses.

O estudo  também será conduzido em outros países, incluindo Tailândia, Panamá, Colômbia, Filipinas e Vietnã. No total, devem participar 20.100 crianças de quatro a 16 anos, sendo que serão 4.770 participantes brasileiros. 

A avaliação foi realizada com a maior rapidez possível para garantir as etapas necessárias e essenciais para segurança e eficácia do produto final, dentro dos padrões estabelecidos pelo Brasil e por organismos internacionais de interesse na área, como a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Vale ressaltar que a aprovação de vacinas contra a dengue é assunto prioritário para a Anvisa, que já participou de diversos fóruns internacionais sobre o tema, como o Dengue Vaccine Initiative (DVI).

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2023/atualizacao-pedido-de-registro-da-vacina-contra-dengue https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2016/anvisa-aprova-mais-um-ensaio-clinico-fase-iii-para-vacina-da-dengue https://br.noticias.yahoo.com/qdenga-da-takeda-vacina-tetravalente-205700595.html

Especialidades