A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, a ampliação do prazo de validade dos lotes da vacina Comirnaty (Pfizer/Wyeth) contra a covid-19. Segundo o órgão, o novo prazo será de 15 meses para o imunizante destinado a adultos, que é identificado com a tampa roxa.
A regra vale para todas as unidades já importadas e distribuídas pelo Ministério da Saúde, independente do prazo de validade impresso na embalagem da vacina (9 ou 12 meses). Confira o documento oficial aqui.
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A vacina Comirnaty pediátrica nas apresentações com tampa laranja e vinho não tiveram a ampliação do prazo de validade e continuam com o prazo aprovado de 12 meses.
Justificativa para a aprovação excepcional
Um fator favorável para a aprovação excepcional é que as medidas indicadas pela empresa Pfizer/Wyeth permitem a manutenção da rastreabilidade e identificação quanto ao prazo de validade dos lotes já distribuídos da vacina.
Nessa aprovação também está permitido que a empresa continue a importar lotes da vacina Comirnaty, na apresentação adulto (tampa roxa), que estejam com prazo de validade inferior a 15 meses impresso na embalagem e aplique o prazo de validade de 15 meses aprovado pela Anvisa.
A empresa é responsável por manter as informações dos lotes e validades atualizadas junto ao Ministério da Saúde, profissionais envolvidos na aplicação das vacinas e cidadãos.
Canais de comunicação disponíveis
A Pfizer declarou que possui distintos canais de contato com pacientes e profissionais de saúde que necessitem de suporte e orientação sobre a sua vacina:
– Profissionais de Saúde: a equipe de Informações Médicas tem o compromisso de oferecer conteúdo científico atualizado, balanceado e com credibilidade baseado em evidências disponíveis na literatura, incluindo artigos científicos e recomendações de Sociedades Médicas Nacionais e Internacionais, o que contribui para a tomada de decisão clínica e assistência ao paciente.
– Pacientes: qualquer dúvida pertinente ao uso da vacina, como por exemplo, mas não limitado a segurança, eficácia e prazo de validade é esclarecida em linguagem adequada a fim de garantir a compreensão pelo paciente.
Adicionalmente, a Pfizer declara que o contato com esta equipe pode ser realizado por meio de múltiplos canais de atendimento, como site, telefone, assistente virtual, e-mail e WhatsApp, e que a lista atualizada dos lotes e respectivas datas de validade é atualizada e encaminhada via e-mail à equipe do PNI sempre que um novo lote é importado ao Brasil.
Contato
Para uso exclusivo dos profissionais de Saúde, a Pfizer disponibiliza, além dos canais já mencionados, um website que, entre outros conteúdos de atualização e orientação, disponibiliza a lista dos lotes e respectivas datas de validade para consulta da informação. Os links para acessar esse material estão distribuídos em diversos pontos do site para facilitar o acesso do usuário.
A empresa farmacêutica ainda disponibilizou o Serviço de Atendimento ao Consumidor Fale Pfizer, através do telefone 0800 770 1575.