Leia mais:
Leia mais:
Alterações no padrão de sono após infecção por covid-19
Qual o papel da anticoagulação na covid-19?
Papel das comorbidades na infecção grave por covid-19
Covid-19: Novo autoteste pode ser realizado em crianças a partir de três anos de idade
Nos EUA, gastos com testes laboratoriais “não covid-19” apresentaram uma queda significativa em 2020 

Anvisa pede atualizações a farmacêuticas sobre uso de anticorpos monoclonais contra Covid-19

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Na última terça-feira, 25, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota comunicando a solicitação de explicações aos laboratórios das empresas Eli Lilly e Roche sobre a manutenção uso em caráter emergencial de dois produtos de anticorpos monoclonais para o tratamento da Covid-19, sendo eles: casirivimabe + indevimabe e etesevimabe + banlanivimabe.

Saiba mais: Uso de banlanivimabe venosa e a redução de hospitalização em pacientes graves de Covid-19

anticorpos monoclonais

A nota sobre o uso de anticorpos monoclonais

O comunicado da Anvisa vem após o Food and Drugs Administration (FDA) suspender o uso destes medicamentos nos Estados Unidos. De acordo com o órgão regulatório americano, estes anticorpos monoclonais apresentam baixa eficácia contra a variante Ômicron, que predomina no país e em todo mundo neste momento. 

A Anvisa destaca na nota: “Os dados disponíveis e as limitações quanto à eficácia contra variantes estão previstos em bula, ficando a cargo do prescritor a avaliação clínica de eventual benefício quando da utilização do tratamento.” 

A publicação ainda também reforça a obrigação das farmacêuticas monitorarem a efetividade dos medicamentos contra novas variantes do coronavírus e atualizar o órgão sobre os resultados para maiores avaliações sobre o benefício-risco dos anticorpos monoclonais. 

Aprovação no Brasil 

O uso de anticorpos monoclonais casirivimabe + indevimabe e etesevimabe + banlanivimabe foram aprovados pela Anvisa em maio de 2021, podendo ser aplicados somente hospitais e com venda proibida em farmácias. A indicação é para casos leves ou moderados, sem ventilação mecânica e com risco para a forma grave da Covid-19. 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED 

 Referências bibliográficas: 

 

 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.