Aplicação de toxina botulínica em crianças com sialorreia é eficaz?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A sialorreia é o aumento do fluxo salivar que ultrapassa a margem da boca, de forma involuntária e passiva, devido a uma inabilidade de manuseio da secreção oral. Normalmente ocorre até os dois anos de idade e ocasionalmente entre os 4 e 6 anos, tende a cessar após a fase de maturação da cavidade oral, sendo considerada patológica quando permanece após essa fase. Quando patológica, a sialorreia pode ocorrer devido a doenças neuromusculares, hipersecreção salivar e por alteração da anatomia bucal.

A injeção de toxina botulínica tem-se tornado uma das principais técnicas utilizadas no tratamento da sialorreia, sua ação diminui a secreção de saliva por interrupção temporária das inervações secreto-motoras.

Recentemente, um estudo retrospectivo foi realizado para avaliar os efeitos da aplicação ecoguiada de toxina botulínica tipo A nas glândulas submandibulares e parótidas em crianças com sialorreia decorrente de distúrbios neurológicos.

Foram incluídos pacientes em idade pediátrica com sialorreia e que foram submetidos à administração percutânea ecoguiada de toxina botulínica tipo A nas glândulas salivares no período entre janeiro de 2012 e janeiro de 2016.

As melhores condutas médica você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

No total, foram avaliados 19 pacientes com sialorreia crônica, tratados com injeção percutânea ecoguiada de toxina botulínica tipo A nas glândulas salivares. Nove (47,4%) eram do sexo feminino e 10 (52,6%) do sexo masculino, com idades entre 2 e 17 anos. A média de idade foi de 8,84 anos.

Nos pacientes submetidos a duas ou mais administrações de toxina botulínica, constatou-se uma redução significativa da sialorreia ao longo das avaliações clínicas. A classificação de sialorreia nível V, que traduz o nível mais severo, teve uma frequência de 78,9% na avaliação inicial e de 21,1% após a primeira injeção, sendo inexistente após a terceira avaliação.

O estudo concluiu que o uso de injeção percutânea ecoguiada de toxina botulínica nas glândulas salivares revelou-se uma técnica eficaz e segura no tratamento da sialorreia crônica em idade pediátrica.

Autora:


Referências:

  • Teresa Dionísio, Iolanda Veiros, Maria José Noruegas, F. C.-A. (2016). Injeção Ecoguiada de Toxina Botulínica em Crianças com Sialorreia: Procedimento Minimamente Invasivo e Eficaz. Acta Pediatr Port, 47, 316–24.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar