Leia mais:
Leia mais:
Após alerta mundial, Anvisa determina recolhimento de cinco marcas de fórmulas infantis no Brasil

Após alerta mundial, Anvisa determina recolhimento de cinco marcas de fórmulas infantis no Brasil

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) determinou o recolhimento de lotes de cinco marcas de fórmulas infantis em pó após um alerta mundial sobre uma investigação realizada pela Food and Drug Administration (FDA) sobre quatro internações de bebês menores de seis meses após o consumo de um dos produtos.

Três dos bebês apresentaram infecção por Cronobacter sakazakii e um por Salmonella newport. Um deles veio a óbito. A Anvisa proibiu ainda a importação, a comercialização, a distribuição, a propaganda e o uso dos lotes das fórmulas suspeitas.

As cinco marcas de fórmulas infantis que devem ser recolhidas são: Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare, todas da empresa Abbott Nutrition, que foram fabricadas na cidade de Sturgis, em Michigan, nos Estados Unidos.

Em uma inspeção realizada na fábrica de Sturgis, que terminou no dia 18 de março, foi encontrada uma bactéria nociva em superfícies de áreas de produção das fórmulas infantil em pó. Os inspetores da FDA concluíram que a fábrica da Abbott não tinha um sistema de controle que incluísse todas as etapas do processamento para evitar a contaminação microbiana da fórmula infantil. Além disso, os funcionários responsáveis não usavam roupas de proteção adequadas.

O alerta para o recolhimento dos produtos foi realizado pela Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar (Rede Infosan). A Abbott Nutrition anunciou o recolhimento dos lotes identificados de forma voluntária em mais de 40 países, entre eles o Brasil.

formulas infantis

Entenda melhor o caso

Uma criança veio a óbito após ser infectada com a bactéria Cronobacter sakazakii após o consumo do produto de fórmula infantil Similac PM 60/40 pela empresa Abbott Nutrition.

Esse óbito é agora a segunda fatalidade relatada pela FDA como parte de uma investigação sobre doenças infantis relacionadas a produtos das instalações da Abbott Nutrition em Sturgis, Michigan, desde setembro de 2021.

No total, a investigação até agora inclui cinco relatos de doenças; quatro de infecções por Cronobacter sakazakii e uma de Salmonella Newport. Das cinco enfermidades, todas resultaram em internação e duas em óbito. A FDA afirma que a bactéria pode ​​ter contribuído para as duas mortes.

A Abbott Nutrition retirou voluntariamente a fórmula infantil em pó Similac PM 60/40 com o código de lote 27032K800 como resultado dos relatórios. Esse lote em particular foi distribuído para os Estados Unidos e Israel.

Leia também: Anvisa alerta que venda de produtos da marca “50 Ervas Emagrecedor” é proibida no Brasil

Identificação dos lotes 

Os lotes que devem ser recolhidos podem ser identificados pelos dígitos na parte inferior da embalagem. De acordo com as orientações da Anvisa, as numerações começam com os dois primeiros dígitos entre 22 e 37, contendo K8, SH ou Z2, e com data de validade para 1º de abril de 2022 ou data posterior.

No caso de fórmulas com os dígitos acima, a recomendação da agência sanitária brasileira é que o produto não seja consumido e que a Abbott seja contatada para a devolução do produto pelo telefone 0800 8912 690 ou pelo e-mail nutricaobrasil@abbott.com.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Anvisa alerta sobre recolhimento de fórmulas infantis das marcas Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare. Anvisa. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/anvisa-alerta-sobre-recolhimento-de-formulas-infantis-marca-similac-alimentum-e-elecare # FDA Investigation of Cronobacter Infections: Powdered Infant Formula (February 2022). FDA. Disponível em: https://www.fda.gov/food/outbreaks-foodborne-illness/fda-investigation-cronobacter-infections-powdered-infant-formula-february-2022 # Cronobacter, Salmonella Symptoms Explained As Baby Formula Linked to Second Death. Newsweek. Disponível em: https://www.newsweek.com/symptoms-cronobacter-infection-salmonella-similac-baby-formula-recall-fda-abbott-1683578
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.