ATENÇÃO! Rastreio populacional para câncer de pulmão por TC em pacientes de alto risco?!

O câncer de pulmão é o câncer mais comum do país e, por seu diagnóstico tardio e alta letalidade, o de maior taxa de mortalidade. Por anos, nenhum dos métodos diagnósticos usuais (tomografia de tórax, radiografia de tórax e citologia do escarro) mostrou-se eficaz para rastreio da doença, devido ao alto índice de falsos-positivos e …

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O câncer de pulmão é o câncer mais comum do país e, por seu diagnóstico tardio e alta letalidade, o de maior taxa de mortalidade. Por anos, nenhum dos métodos diagnósticos usuais (tomografia de tórax, radiografia de tórax e citologia do escarro) mostrou-se eficaz para rastreio da doença, devido ao alto índice de falsos-positivos e falsos-negativos.

Em 2011, o National Lung Cancer Screening Trial publicou redução de 20% no risco relativo de morte por câncer de pulmão, comparando a TC de tórax de baixa radiação à radiografia de tórax com estratégia de rastreio. Outros estudos menores também comprovaram o benefício do rastreio com TC de tórax de baixa radiação, motivando o US Preventive Services Task Force (USPSTF) a mudar suas recomendações recém-atualizadas.

Sendo assim, a nova recomendação do USPSTF, indica rastreio anual com tomografia de tórax de baixa radiação em pacientes entre 55 e 80 anos, tabagistas ou ex-tabagistas que cessaram o tabagismo em menos de 15 anos, com carga tabágica de pelo menos 30 maços-ano. O rastreio anual, seguindo essa recomendação, deve ser suspenso tão logo o paciente ex-tabagista complete 15 anos sem fumar.

Mas nem tudo são flores nessa nova recomendação, se a redução do risco relativo foi de “expressivos” 20%, por outro lado, a nível populacional essa redução de risco relativo apresenta baixa expressão, principalmente quando levado em consideração o custo de tamanha abordagem.

Para ser mais claro, um cálculo interessante a ser demonstrado é que, para salvarmos uma única vida, teríamos que substituir 320 radiografias de tórax por tomografias de baixa radiação. Imagine o custo dessa iniciativa a nível populacional e a própria disponibilidade de TC de baixa radiação no Brasil, ainda restrita a clínicas particulares de ponta.

Ainda assim, fica a mensagem de que: há base científica suficiente para indicar esta estratégia individualmente em pacientes de alto risco e com assistência em saúde capaz de absorver essa demanda.

 

Referências Bibliográficas:

– Davis AM, Cifu AS. Lung Cancer Screening.JAMA. 2014;312(12):1248-1249. doi:10.1001/jama.2014.12272.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão