Atualização das diretrizes de BLS da AHA: veja o que muda

Este mês a atualização foi no BLS, com duas grandes áreas de recomendação: reanimação cardiopulmonar por leigos e por socorristas treinados. Veja o que mudou!

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Anualmente em novembro ocorre o congresso da International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR), na Califórnia. Tradicionalmente, a cada cinco anos a AHA e a ILCOR atualizam as diretrizes do ACLS e do BLS. Contudo, desde 2015, as instituições optaram por fazer também atualizações anuais caso haja novidades significativas a serem implementadas prontamente. Este mês a atualização foi no BLS, com duas grandes áreas de recomendação:

Reanimação cardiopulmonar por leigos:

O atendente (do 192) deve orientar os socorristas leigos (pessoas que estão na cena para ajudar, mas não têm treinamento oficial) a exercerem apenas compressões torácicas contínuas (massagem cardíaca). Porém, aqueles que desejarem realizar ventilação (boca-a-boca) não devem ser proibidos de fazê-lo. Do mesmo modo, as pessoas devem ser incentivadas a realizar a massagem cardíaca mesmo que não haja disponibilidade de orientação por telefone.

Reanimação cardiopulmonar pré-hospitalar por socorrista treinado (BLS):

Aqui está a grande novidade! Os socorristas oficiais agora têm duas opções para alternar compressão/massagem e ventilação, podendo escolher qual estratégia preferem:

  1. Massagem cardíaca contínua com ventilação (bolsa-máscara ou boca-máscara) a cada 6 segundos (cerca 10 incursões por minuto), sem interromper as compressões, mesmo que não haja via aérea avançada.
  2. Alternar 30 compressões com 2 ventilações quando não houver via aérea avançada, como era recomendado previamente.

Essas recomendações se aplicam à parada cardíaca sem trauma e sem asfixia. A ideia central é aumentar a fração de compressão torácica, isto é, o percentual do tempo total de atendimento em que é realizada massagem cardíaca eficaz. A maior parte das paradas extra-hospitalares ocorrem por FV/TV secundária à doença coronariana.

O que NÃO mudou:

É permitido em PCR extra-hospitalar de causa não respiratória a execução apenas de massagem cardíaca contínua, sem ventilações, até o suporte avançado chegar.

Se houver via aérea avançada no extra-hospitalar, manter massagem cardíaca contínua por 2 minutos, com ventilações a cada 6 segundos sem interromper as compressões.

No intra-hospitalar, permanece a recomendação de:

  1. SEM via aérea avançada: alternar 30 compressões com 2 ventilações.
  2. COM via aérea avançada: massagem cardíaca contínua por 2 minutos, com ventilações a cada 6 segundos sem interromper as compressões.

É médico e também quer ser colunista do Portal PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Referências:

  • 2017 American Heart Association Focused Update on Adult Basic Life Support and Cardiopulmonary Resuscitation Quality: An Update to the American Heart Association Guidelines for Cardio pulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care. Circulation. 2017; Originally published November 6, 2017. https://doi.org/10.1161/CIR.0000000000000539
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

Tags