Leia mais:
Leia mais:
Aumento do número de casos de osteoartrite está tornando-se uma preocupação mundial
Osteoartrite do joelho: diagnóstico e tratamento [podcast]
Revisão sistemática avalia melhor tratamento da osteoartrite dos joelhos e quadris
Uso de antagonistas de vitamina K e progressão de osteoartrite: existe relação?
Osteoartrite do joelho: fisioterapia ou injeção de glicocorticoide?

Aumento do número de casos de osteoartrite está tornando-se uma preocupação mundial

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Uma recente análise publicada na revista Arthritis & Rheumatology, do Colégio Americano de Reumatologia, revelou que o envelhecimento da população tem favorecido o crescimento do número de casos de osteoartrite pelo mundo, transformando-se em um problema de saúde pública.

O levantamento, que tomou como base dados que cobrem o período entre 1990 e 2019, foram coletadas pelo consórcio Global Burden Disease (Carga Global de Morbidade), que reúne 7 mil pesquisadores em 156 países que buscam fornecer resultados globais, regionais e nacionais confiáveis ​​e atualizados relacionados com os encargos de morte prematura e a  incapacidade de mais de 350 doenças e lesões.

Ouça também: Artrite Reumatoide: diagnóstico e tratamento [podcast]

Segundo estimativas do consórcio, há cerca de 12 milhões de brasileiros com osteoartrite, o equivalente a 6,3% da população adulta, e a prevalência entre os idosos que apresentam evidência radiológica da enfermidade é de 85%. E embora a enfermidade seja mais comum em indivíduos mais idosos, jovens podem sofrer em decorrência do problema.

Aumento do número de casos de osteoartrite está tornando-se uma preocupação mundial

Números globais

A osteoartrite do quadril é uma condição incapacitante comum da articulação do quadril e está associada a uma carga substancial de saúde.

Em termos globais, o número de casos de osteoartrite cresceu 113,25%, de 247,51 milhões em 1990 para 527,81 milhões em 2019. Também foram avaliadas as taxas de prevalência padronizadas por idade (ASRs). Os ASRs de osteoartrite foram 6.173,38 por 100 mil pessoas em 1990 e 6.348,25 por 100 mil em 2019, com um aumento médio anual de 0,12%.

Os ASRs da doença aumentaram para joelho, quadril e outras articulações, mas diminuíram para mão. De acordo com os pesquisadores, a osteoartrite do joelho é o problema que mais pesa no índice do Global Burden of Diseases, embora, percentualmente, a osteoartrite de quadril seja a que mais vem crescendo mundialmente.

A enfermidade afeta mais o sexo feminino do que o masculino, mas existem diferenças geográficas específicas. Países com maior índice de desenvolvimento apresentam uma incidência mais alta, o que pode estar relacionado a diagnósticos precisos e precoces.

Impacto do envelhecimento e da obesidade

“O impacto da enfermidade é enorme, causado pelo envelhecimento da população global e agravado pela epidemia de obesidade, que é um fenômeno mundial. Precisamos investir na prevenção de fatores de risco, como o ganho de peso dos indivíduos e as lesões nos joelhos, que estão associadas a atividades pesadas de repetição, como levantar peso”, afirmou o médico Jianhao Lin, professor da Universidade de Pequim e um dos autores do estudo.

Saiba mais: Osteoartrite do joelho: diagnóstico e tratamento [podcast]

“A prevenção primária e secundária, incluindo abster-se de sobrepeso ou obesidade, prevenir lesões no joelho e evitar atividades pesadas e repetidas de carga articular são medidas eficazes para aliviar a carga. Além disso, a terapia de exercícios pode retardar a perda funcional e deve ser recomendada como tratamento principal para artrose do joelho”, complementou o médico.

Na conclusão do estudo, os pesquisadores destacam que para reduzir essa tendência mundial, a melhor saída é a formulação de políticas de saúde a fim de aumentar a conscientização sobre os fatores de risco e as consequências da osteoartrite.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Fu M, et al. Global, regional, and national burdens of hip osteoarthritis from 1990 to 2019: estimates from the 2019 Global Burden of Disease Study. Arthritis Research & Therapy. 2022;24(8). doi: 10.1186/s13075-021-02705-6 #Hindustantimes. Burden of osteoarthritis across the globe persistently high: Study. Disponível em: https://www.hindustantimes.com/lifestyle/health/burden-of-osteoarthritis-across-the-globe-persistently-high-study-101646225858847.html #G1. Estudo mostra crescimento do número de casos de osteoartrite no mundo. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2022/03/17/estudo-mostra-crescimento-do-numero-de-casos-de-osteoartrite-no-mundo.ghtml
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.