Bebida aumenta em 5 vezes as chances de óbito em um ano de pacientes da emergência

Um estudo recente analisou pacientes de emergência hospitalar com lesões e que estavam sob a influência de álcool.

Um estudo recente envolvendo pacientes de emergência hospitalar aponta que aqueles que estavam sob a influência de álcool quando foram feridos tiveram um risco cinco vezes maior de vir a óbito no decorrer do próximo ano. O levantamento foi publicado online no Journal of Studies on Alcohol and Drugs. 

“As lesões associadas aos transtornos do uso de álcool são um problema de saúde pública por si só, mas agora sabemos que também estão associadas a um risco substancialmente maior de morte”, disse a principal autora do estudo, Sidra Goldman-Mellor, do Departamento de Saúde Pública. Saúde na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.  

 

Como foi realizada a pesquisa 

Goldman-Mellor e seus colegas analisaram cerca de 10 milhões de atendimentos de emergência na Califórnia entre 2009 e 2012. Desses, mais de 262 mil envolveram uma lesão não fatal e um diagnóstico de transtorno por uso de álcool ou intoxicação no momento da lesão. 

Após um ano de acompanhamento, mais de 13 mil dos pacientes que chegaram ao pronto-socorro com uma lesão não fatal e estavam intoxicados enquanto feridos ou tinham um distúrbio de uso de álcool vieram a óbito. Comparados com o restante da população da Califórnia e combinados com os mesmos dados demográficos, os pacientes tinham cinco vezes mais chances de morrer em 12 meses. 

Segundo o artigo, trata-se da primeira análise de base populacional dos Estados Unidos a avaliar as taxas de mortalidade e a intenção de lesão entre os pacientes que se apresentam ao pronto-socorro com uma lesão envolvida em transtorno pelo uso de álcool (AUD, na sigla em inglês).  

 

Principais achados  

Os achados indicam que apenas uma pequena proporção de atendimentos de pacientes com lesões no pronto-socorro envolve um diagnóstico documentado de AUD, mas que neste grupo de pacientes, um em cada 20 pacientes vem a óbito dentro de 12 meses de sua primeira visita ao pronto-socorro.  

O risco de mortalidade por todas as causas foi particularmente elevado para pacientes com lesões envolvidas em AUD que eram mais velhos e para aqueles de raça/etnia branca não hispânica, assim como aqueles cobertos pelo Medicaid ou Medicare.  

 

AUD e lesões envolvidas

Os achados também contribuem para a literatura médica, mostrando que a maioria das visitas a lesões envolvidas em AUD decorre de lesões não intencionais, mas proporções substanciais resultaram de agressão (14%) ou automutilação deliberada (7,7%), e que o risco de mortalidade entre os pacientes com lesões acometidas por AUD difere de acordo com a intenção da lesão inicial.  

Pacientes feridos não intencionalmente estavam em maior risco. Esses achados destacam o valor potencial de modelos mais agressivos de serviços de acompanhamento pós-alta, como gerenciamento de casos e alcance assertivo, nesta população específica de pacientes  

“A maioria das pessoas que lutam contra o abuso de álcool não obtém a ajuda de que precisam. Esperamos que estudos como o nosso possam ser usados ​​para aumentar os recursos para conectar todos esses pacientes com cuidados abrangentes, tanto para o uso de substâncias quanto para a saúde geral”, disse Goldman-Mellor. 

 

Este artigo foi revisado pela equipem médica do Portal PEBMED. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2023/01/12/sobre-alcool-alzheimer-e-diabetes.ghtml https://www.upi.com/Health_News/2022/12/12/alcohol-injuries-early-death/6011670857995/ https://www.jsad.com/doi/10.15288/jsad.21-00444

Especialidades