Leia mais:
Leia mais:
Morte encefálica: faz sentido um anestesista em uma cirurgia para doação de órgãos?
Você conhece a sequência atrasada de IOT? [podcast]
SUS: Sancionada lei que amplia prevenção de câncer em mulheres
O escore MELD sódio deve ser ajustado por sexo?
Uso de LOLA no tratamento de encefalopatia hepática aguda grave

Benefício da transfusão de plaquetas para sangramento gastrintestinal em vigência de antiplaquetários

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

bAcredita-se que drogas inibidoras da agregação plaquetária, como o AAS e as tienopiridinas, por terem efeito durante toda a vida da plaqueta, tenham seu efeito antiagregante diminuído a partir da transfusão de plaquetas. Esta abordagem é considerada particularmente útil em pacientes com sangramento gastrointestinal em uso de antiplaquetários, seguindo o princípio de que novas plaquetas normais substituam a função das plaquetas disfuncionantes do paciente. Pesquisa recente, no entanto, coloca em cheque esta teoria.

Estudo unicêntrico recém-publicado na “Clinical Gastroenterology and Hepatology” sugere que esta abordagem não apresenta benefício. O estudo envolveu uma análise retrospectiva comparando desfechos de casos de sangramento gastrointestinal em usuários de antiplaquetários, sendo os mesmos separados em dois grupos: pacientes que receberam transfusão de plaquetas e pacientes que não receberam. O resultado do estudo demonstrou que aqueles que receberam transfusão de plaquetas tiveram maior risco de eventos cardiovasculares, tempo de internação e mortalidade, quando comparados com o grupo que não recebeu transfusão. Após análise multivariada, no entanto, apenas a mortalidade significativamente aumentada se manteve, com risco de ressangramento semelhante entre os grupos. O sítio de sangramento gastrointestinal, se alto ou baixo, também não demonstrou diferença nos resultados apresentados.

Importante constatação se faz presente na discussão do estudo: a influência do perfil dos grupos de pacientes na admissão, tendendo o grupo que recebeu transfusão a ser um grupo de maior risco e pior prognóstico do que o grupo que não recebeu, demonstrado pela maior frequência cardíaca e menor pressão arterial neste grupo. Podemos atribuir esta maior mortalidade, portanto, há um viés de seleção? Sendo este grupo de pacientes um grupo de maior gravidade, que motivou até mesmo a indicação da transfusão?

Por se tratar de um estudo pequeno e retrospectivo, com as limitações apresentadas, estas perguntas não podem ser definitivamente respondidas, e novos estudos serão necessários para aprofundar a discussão a cerca da indicação de transfusão de plaquetas em vigência de sangramento gastrointestinal em usuários de antiplaquetários.

ban

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências Bibliográficas

  • Zakko L et al. No benefit from platelet transfusion for gastrointestinal bleeding in patients taking antiplatelet agents. Clin Gastroenterol Hepatol, 24/07/16.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.