Página Principal > Cardiologia > Benefícios cardiovasculares e outros de se fazer sauna
sauna

Benefícios cardiovasculares e outros de se fazer sauna

Tempo de leitura: 2 minutos.

O banho de sauna é prática comum em vários locais do mundo, sobretudo em países como a Finlândia. Feito por relaxamento e sensação de bem-estar, esse hábito parece trazer benefícios que não se restringem às doenças cardiovasculares, segundo um estudo de revisão publicado recentemente envolvendo outros com diversas metodologias acerca do assunto (banho sauna finlandês). Supostamente, os efeitos benéficos se estendem às doenças respiratórias, artrites, função neurocognitiva entre outras.

– Banho de sauna finlandês -> caracterizado por ar seco e temperatura alta (80 a 100 ºC) em ambiente tipicamente feito de madeira por curta duração (5 a 20 min), alternando com uma sessão de resfriamento (nadar, ducha ou apenas repouso em temperatura ambiente). Um finlandês faz no mínimo uma vez na semana, mas a média chega a 2 a 3x/semana dependendo da época. A frequência cardíaca (FC) pode chegar entre 120 a 150 bpm.

1) Hipertensão Arterial Sistêmica

Estudos sugerem que há uma modulação benéfica na PA com a prática. O efeito supostamente permanece por até 24h, quase simulando um efeito como o do exercício físico. Outros estudos também sugerem que, em praticantes intensos (4 a 7x/sem), o risco de desenvolver HAS seria 47% menor num seguimento de quase 25 anos. Benefício este presente mesmo após ajuste por outros fatores.

LEIA MAIS: Hipertensão arterial sistêmica – revisão clínica PEBMED

2) Doença Cardiovascular (DCV)

Estudos apontam que maior frequência e duração de banho de sauna estavam inversamente (e de forma independente) associados com o risco de morte súbita, DCV e mortalidade por qualquer causa. Isso com um seguimento de cerca de 20 anos e após ajustes por outros fatores. Outros estudos sugerem benefício adicional do banho de sauna aos já praticantes de atividade física no risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

3) Doença Neurodegenerativa

Algumas evidências sugerem que os praticantes intensos (4 a 7x/sem) teriam um risco 65% menor de demência tipo Alzheimer e outros tipos.

4) Doenças Pulmonares

O banho parece melhorar parâmetros espirométricos mesmo em pacientes com DPOC e até a respiração em pacientes com asma e bronquite crônica, podendo até ser fator protetor para doenças respiratórias (asma, DPOC e pneumonia) dependendo da frequência e duração da prática.

5) Outros

Parece haver benefícios para cefaleia tensional, osteoartrite, artrite reumatoide, fibromialgia, psicose, entre outros.

Acredita-se que tais benefícios aconteçam através de mecanismos semelhantes ao exercício físico, mas sem a atividade da musculatura esquelética associada. A prática só não deve ser encorajada àqueles com: doença febril aguda, estados inflamatórios agudos, doenças de pele, angina instável, IAM recente, HAS descontrolada, IC, hipotensão ortostática/disautonomia e/ou valvopatias importantes (ex.: estenose aórtica severa). A prática costuma ser bem tolerada por pacientes com DCV estáveis. Evitar a prática junto com o consumo de álcool, o que parece ser bem frequente nos praticantes aqui no Rio de Janeiro.

Discussão

As evidências analisadas sugerem que a prática de banho de sauna merece estudos com metodologia mais robusta para mostrar possível relação causal entre o foco de estudo e os benefícios supracitados para depois definirmos se isso deve ou não ser encorajado aos pacientes.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Cristiano Carvalho de Oliveira

Formado em Medicina pela UFRJ em 2009/2 ⦁ Residência de Clínica Médica no HUCFF (UFRJ 2010 -2012) ⦁ Residência de Cardiologia no HUCFF (UFRJ 2012 – 2014) ⦁ Trabalho na Emergência do H. Pró-cardíaco ⦁ Ergometrista na CardioClin.

Referências:

  • Cardiovascular and Other Health Benefits of Sauna Bathing: A Review of the Evidence. Laukkanen, Jari A. et al. Mayo Clinic Proceedings, Volume 93, Issue 8, 1111 – 1121. DOI: https://doi.org/10.1016/j.mayocp.2018.04.008

Um comentário

  1. Adorei a matéria. Ótima informação pois frequento sauna mensalmente junto com exercícios físicos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.