Benefícios e riscos da terapia antirretroviral na prevenção da transmissão vertical de HIV

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O estudo PROMISE – Promoting Maternal and Infant Survival Everywhere – comparou a eficácia e segurança de várias estratégias retrovirais comprovadas para a prevenção da transmissão vertical (passada da mãe para o filho) de HIV durante a gravidez entre mulheres assintomáticas infectadas pelo vírus com contagem de células CD4 alta.

As participantes do estudo foram randomizadas para os seguintes grupos:

1) zidovudina e nevirapina de dose única mais tenofovir e emtricitabina por 1-2 semanas no pós-parto (grupo zidovudina);
2) zidovudina, lamivudina e lopinavir-ritonavir (grupo terapia antirretroviral à base de zidovudina);
3) tenofovir, emtricitabina, e lopinavir-ritonavir (terapia baseada em tenofovir).

A transmissão do HIV com 1 semana de idade no recém-nascido e a segurança da mãe e da criança foram os desfechos avaliados.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Os resultados do estudo mostraram a eficácia da terapia antirretroviral com três medicamentos na prevenção da transmissão vertical do HIV. Todos os três regimes avaliados apresentaram taxa de transmissão inferior a 2%, mas os regimes de terapia antirretroviral apresentaram taxas de transmissão significativamente mais baixas do que no grupo zidovudina (0,5% versus 1,8%).

A taxa de sobrevida livre de HIV infantil até a semana 1 foi significativamente maior (ou seja, a taxa de transmissão precoce ou morte foi significativamente menor) com terapia antirretroviral à base de zidovudina do que com zidovudina sozinho ou com a terapia baseada em tenofovir. No entanto, ambos os regimes de terapia antirretroviral foram associados com maiores taxas de eventos adversos quando comparados com zidovudina.

Veja também: ‘Os 12 cuidados imediatos do RN exposto ao HIV’

Como conclusão a terapia antirretroviral pré-natal resultou em taxas significativamente mais baixas de transmissão precoce do HIV do que a zidovudina, mas com um risco maior de desfechos de segurança maternos e neonatais.

Autor:

Referências:

  • Fowler MG, Qin M, Fiscus SA, Currier JS, Flynn PM, Chipato T, et al. Benefits and Risks of Antiretroviral Therapy for Perinatal HIV Prevention. N Engl J Med [Internet]. 2016;375(18):1726–37. Available from: https://www.nejm.org/doi/10.1056/NEJMoa1511691
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar