Blog do Whitebook: saiba mais sobre as ferramentas disponíveis

Conheça as ferramentas disponíveis no Whitebook! São mais de 170, distribuídas entre calculadoras, escores clínicos e escalas, entre outras.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

No post de hoje, o Blog Whitebook aborda as ferramentas disponíveis no nosso aplicativo. São mais de 170, distribuídas entre calculadoras, escores clínicos, escalas e critérios diagnósticos, entre outras. Todas disponíveis também offline para ajudar o profissional com um melhor diagnóstico e facilitar a rotina médica.

Ao abrir o Whitebook, é possível encontrar as nossas ferramentas logo no início da home. Vamos apresentar algumas a seguir, por setores.

Bombas infusoras: são umas das mais acessadas e possibilitam escolher a taxa, a concentração da solução e o peso do paciente. Após a inserção das informações, o resultado aparece automaticamente. Abaixo dele o usuário encontra uma breve descrição sobre a ferramenta, com indicação de uso e como interpretar os resultados.

Outra calculadora importante e bastante usada por nossos usuários é a de Clearance de Creatinina, que fica dentro de função renal. Temos ela em três versões: CKD-EPI, Cockroft-Gault e MDRD.

A primeira dá opções de sexo/etnia, idade, creatinina e o resultado, que apresenta o valor e a classificação. Na descrição há informações sobre indicações de uso, como interpretar o resultado e as limitações do dispositivo.

Em calculadoras diversas, o destaque é para IMC e Superfície Corporal. Com a ferramenta, o usuário digita o peso e a altura, e é feito o cálculo de IMC, área de superfície corporal e o significado, dizendo se o paciente está abaixo do peso, normal, com sobrepeso ou obeso. Há, ainda, informações sobre a utilidade da calculadora, indicação de uso, como interpretar o resultado do IMC e as limitações do método em pessoas com grande quantidade de massa magra e em alguns grupos étnicos.

Na parte de escalas, temos algumas opções que ajudam os profissionais no atendimento de pacientes internados em UTI, entre outros casos de uso. As mais acessadas da seção:

A primeira tem situações de consciência do paciente, onde o médico seleciona e recebe o resultado RASS. Para ajudar, também tem disponível um texto que ajuda a interpretar o número, com o significado de cada valor.

Já na Escala de Glasgow com Resposta Pupilar, o médico tem opções de abertura ocular, resposta verbal, resposta motora, resposta pupilar e o resultado. A descrição da escala também contempla as informações o que é, indicações de uso, como interpretar e as limitações, alertando que as medidas terapêuticas não devem ser baseadas apenas na ECG-P.

Veja mais: Retrospectiva Whitebook: Categoria Anestesiologia

Duas calculadores de drogas muito usadas no app:

Assim como outras ferramentas já citadas anteriormente, a Conversão de Corticoides calcula os dados disponibilizados pelo usuário e foi pensada para facilitar o dia a dia do profissional.

A de Doses para Sequência Rápida de IOT é recente e foi feita no início da pandemia da Covid-19. Um pouco diferente das outras, nela o médico coloca o peso do paciente e clica em “calcular”. A partir daí é possível encontrar opções para pré-tratamento, hipnose ou sedação e bloqueio neuromuscular, além de uma tabela de posologia.

Os escores clínicos também estão no Whitebook e são mais de 50 opções para ajudar os usuários na tomada de decisão. O destaque aqui vai para:

Em NIHSS o médico seleciona as opções e recebe o resultado. O escore também tem a classificação para facilitar a interpretação do resultado. O SOFA funciona do mesmo jeito que o NIHSS e tem os dados de uso e interpretação.

O aplicativo tem também calculadoras obstétricas para ajudar quem é da área de GO. As mais acessadas:

A primeira facilita o cálculo para saber a idade gestacional no dia da avaliação da paciente e a data provável do parto através da última menstruação. Já a segunda, a idade gestacional e a data provável do parto pela USG.

Gostou de saber mais sobre as nossas ferramentas? Use a caixa de comentários abaixo, queremos saber como foi a sua experiência com o aplicativo e, também, receber sugestões. Ah, e lembre-se de manter seu Whitebook sempre atualizado!

Um abraço,
Equipe de Conteúdo do Whitebook

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades