Brasil bate recorde de doações de órgãos com mais de 4,3 mil transplantes

Apesar do número recorde de transplantes, o percentual de famílias que se recusaram a doar os órgãos de familiares falecidos subiu para 49%.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2023, o Brasil bateu o recorde de doações de órgãos em um semestre, com mais de 1,9 mil doadores efetivos, o país registrou 4,3 mil transplantes realizados, um aumento de 16% em relação ao mesmo período de 2022. 

“Nós agradecemos a todos os profissionais de saúde envolvidos no processo de doação e transplante pelo excelente resultado. Também é importante destacar o papel das famílias doadoras por acreditarem e apoiarem o Sistema Nacional de Transplantes na missão de ajudar a salvar a vida dos brasileiros e brasileiras que aguardam por um transplante. Ressaltamos, ainda, a importância da doação consciente e altruísta”, declarou a coordenadora-geral do Sistema Nacional de Transplantes, Daniela Salomão. 

Saiba mais: FDA aprova medicamento para CDI baseado em transplante de microbiota fecal

Brasil bate recorde de doações de órgãos com mais de 4,3 mil transplantes

Brasil bate recorde de doações de órgãos com mais de 4,3 mil transplantes

Sistema Nacional de Transplantes (SNT) 

O SNT é o maior programa público de transplante de órgãos do mundo e sua existência torna o Brasil o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. 

Em agosto, o apresentador Faustão passou por uma cirurgia de transplante de coração, a rapidez com que ele recebeu o coração gerou questionamentos sobre a fila de transplante. Contudo, segundo dados do sistema, entre janeiro até 27 de agosto deste ano, 27,5% dos pacientes conseguiu receber um novo coração em menos de 30 dias. E o tempo de espera para mais da metade dos pacientes na fila de espera (52,3%) foi de até três meses.  

“As pessoas que entram na lista são pessoas com necessidades urgentes. O sistema brasileiro trabalha exatamente para conseguir alcançar esse resultado no menor tempo possível. O paciente passa a ser prioridade com critérios específicos. Por exemplo: paciente fez um transplante hoje e aquele coração transplantado não funcionou bem, não está bombeando adequadamente. Este paciente terá o maior nível de prioridade. É o caso de quem está utilizando uma circulação extracorpórea também. Esses são os mecanismos máximos de prioridade no nosso sistema”, explica Daniela Salomão. 

A hierarquia na lista também considera outras características, por exemplo, ainda no caso de transplante de coração, se o paciente está em uso de droga vasoativa e por quanto tempo ele faz uso dessa medicação, se o período for superior a seis meses a prioridade desse paciente será maior. 

De acordo com o Ministério da Saúde quando os dados de um doador são inseridos no sistema, algoritmos utilizam as informações sobre os receptores na lista de espera e, obedecendo aos critérios médicos, geram a relação dos pacientes aptos a receber o órgão. 

No dia 18 de setembro, o Ministério da Saúde anunciou um incremento financeiro progressivo de 40% a 80% aos procedimentos relacionados ao transplante de órgãos e medula óssea, que pode chegar a R$ 56 milhões. Segundo a pasta o objetivo é aumentar qualidade dos serviços e procedimentos pré e pós-transplante e do tratamento de intercorrências. 

Leia também: Atualização sobre transplante de face: indicações, resultados e aspectos éticos

Aumento na recusa da doação 

Mesmo com o número recorde de transplantes, o percentual de famílias que se recusaram a doar os órgãos de familiares falecidos para transplante subiu para 49%. De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, antes da pandemia esse percentual era por volta de 43%. 

Como no Brasil, a autorização para doação de órgãos é prerrogativa da família, é necessário que o potencial doador comunique ainda em vida seu desejo de doar os órgãos. 

 

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades