Leia mais:
Leia mais:
Sono saudável diminui risco de arritmias
Amiloidose: Qual a classificação e conceitos básicos de diagnóstico?
Arritmias na Covid-19: características dos pacientes com infecção confirmada
Aumento no número de morte súbita em casa pode ter relação com a Covid-19?
Simpósio Brasileiro de Covid-19: quando esperar arritmias na Covid-19?

Café causa arritmias em pacientes com insuficiência cardíaca?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O café é altamente consumido no Brasil. Somos grandes produtores e já faz parte do hábito nacional o consumo diário da bebida. Muito se discute sobre os benefícios e malefícios do café e todos os anos novos estudo são publicados.

500x120-usuarios

Acredita-se que o consumo de cafeína é associado ao aumento do risco de arritmias ventriculares, especialmente em pacientes com doenças cardiovasculares, porém os dados que apoiam esta premissa são baseados em poucos estudos observacionais.

Um estudo crossover brasileiro avaliou o efeito a curto prazo do consumo de altas doses de cafeína em 51 pacientes com insuficiência cardíaca, disfunção sistólica moderada a grave (fração de ejeção média 29%), média de idade de 61 anos; 61% dos pacientes tinham CDI implantados.

Após sete dias de abstinência de cafeína, os pacientes foram randomizados para receber 100mL de café descafeinado e uma cápsula com 100 mg de cafeína (uma dose comum em um copo da bebida) ou placebo. A ingestão combinada  de café mais cápsula foi horária, durante cinco horas, totalizando a ingestão de 500 mg de cafeína.

Veja também: ‘Manteiga faz mal para a saúde? O que dizem as evidências’

Em seguida, após a ingestão da última dose, os pacientes foram submetidos a um teste de esforço, com monitorização eletrocardiográfica. Após sete dias de nova abstinência, os pacientes foram trocados de grupo.

Avaliando a variação de frequência cardíaca, o número de extra sístoles ventriculares ou supra ventriculares, episódios de taquicardia não sustentada ventricular ou supra ventricular, não houve nenhuma diferença entre os grupos. A cafeína não alterou a duração média do exercício, frequência cardíaca máxima, arritmias ou consumo máximo de oxigênio. Uma pequena diferença nos picos de pressão arterial sistólica ou diastólica foi observado, porém sem relevância clínica.

O estudo aponta sinais tranquilizadores sobre o consumo de cafeína quando avaliamos arritmias ventriculares ou atriais, em pacientes com alto risco destes eventos. Porém, fica claro que estudos maiores, com avaliações diversificadas sobre o cenário do consumo de café, são necessários para aplicação clínica.

250-BANNER5

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar