Leia mais:
Leia mais:
Capacitação sobre saúde da pessoa com deficiência na adolescência com inscrições abertas até 11 de julho
Hipertensão em adolescentes com doença renal crônica: usar definição de adultos ou de crianças?
Covid-19: Moderna anuncia resultados eficazes da vacina em adolescentes de 12 a 17 anos
Cirurgia bariátrica em adolescentes pode ser benéfica?
Expulsão de DIU em adolescentes: há risco?

Capacitação sobre saúde da pessoa com deficiência na adolescência com inscrições abertas até 11 de julho

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

As inscrições para o curso Saúde da Pessoa com Deficiência na Adolescência, promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), em parceria com a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), através da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (SUS), em conjunto com o Ministério da Saúde, estão abertas até o dia 11 de julho.

O objetivo é qualificar o cuidado direcionado aos adolescentes com algum tipo de deficiência de forma integrada, multidisciplinar e intersetorial, com ênfase na Atenção Primária à Saúde, uma vez que quase 30% das pessoas com deficiência no Brasil são adolescentes, de acordo com os dados do IBGE 2019.

O programa trata das características particulares da atenção integral prestada ao adolescente com deficiência nas Unidades Básicas de Saúde (USB), abordando aspectos importantes como crescimento e desenvolvimento; acolhimento de adolescentes com deficiência e o processo de reabilitação; violência; interdisciplinaridade e intersetorialidade.

No total, são 10 mil vagas disponíveis para profissionais de nível superior e técnico que atuam no SUS nesta área, além de acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação.

As inscrições são gratuitas, com carga horária de 20h, e as aulas acontecerão na modalidade à distância e autoinstrucional, possibilitando o aprendizado autônomo.

pessoas_com_deficiencia

Conteúdo programático

Os responsáveis pelo curso contam que essa oportunidade educacional é disponibilizada em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade – como audiodescrição e tradução para Libras – e em versão para dispositivos móveis.

Durante todo o programa, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, que irão facilitar o processo de aprendizagem, como e-books, infográficos, situações de aprendizagem ilustradas e contextualizadas, além de uma seleção de materiais complementares sobre o tema.

Através do conteúdo programático do curso, o aluno compreenderá o cuidado integral do adolescente com deficiência, desde a importância do acolhimento até a reabilitação, articulando saberes com órgãos importantes nesta tarefa, como o Conselho Tutelar.

Confira as seguintes temáticas que serão abordadas:

– O adolescente com deficiência;
– A Atenção Primária em Saúde como ambiente de apoio ao adolescente com deficiência;
– O processo de reabilitação do adolescente com deficiência;
– Interdisciplinaridade e intersetorialidade no cuidado ao adolescente com deficiência.

Certificação

O aluno poderá emitir a sua certificação obtendo nota final maior ou igual a 70.0 após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis na plataforma online.

Além disso, o inscrito deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis da plataforma do curso. O certificado é gratuito, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e validado pela UFMA.

Essa capacitação faz parte do Programa “Cuidado integral da saúde da pessoa com deficiência na atenção primária em saúde”, que possui cinco cursos com cargas horárias independentes. O aluno poderá realizar o curso completo e obter o certificado com carga horária total 180 horas.

Para realizar sua inscrição, acesse aqui.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Ministério da Saúde abre inscrições para capacitação sobre saúde da pessoa com deficiência na adolescência. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/abril/ministerio-da-saude-abre-inscricoes-para-capacitacao-sobre-saude-da-pessoa-com-deficiencia-na-adolescencia  #Saúde da pessoa com deficiência na adolescência.  Disponível em: https://www.unasus.ufma.br/cursos/29  #UNA-SUS-UFMA abre inscrições para o curso Saúde da Pessoa com Deficiência na Adolescência. Disponível em: https://portalpadrao.ufma.br/site/noticias/una-sus-ufma-abre-inscricoes-para-o-curso-saude-da-pessoa-com-deficiencia-na-adolescencia-1 
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.