Leia mais:
Leia mais:
Nursebook e acessibilidade da pessoa com Surdez
Blog do Nurse: live “O suicídio como um problema de saúde pública”!
Blog do Nurse: Seminário de aniversário de 2 anos Nursebook!
Blog do Nurse: o Nursebook Web está on!
Blog do Nurse: 70 conteúdos na última atualização!

Qual é a importância do conhecimento Libras por enfermeiros?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A limitação auditiva é um tipo de deficiência que causa muitas adversidades em relação à socialização. O problema de comunicação é mais grave quando relacionado na atenção ao serviço de saúde que de forma negativa pode impedir a qualidade da assistência prestada.

Pensando nisso, uma forma de comunicação foi adotada pela sociedade para que se possa vencer o bloqueio da comunicação. A lei nº 10.436/2002 veio com o objetivo de reconhecer libras como sistema linguístico da comunidade surda brasileira.

O decreto 5.626/2005 determina que a Linguagem Brasileira de Sinais deva ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores no ensino médio ou superior, estando presente na unidade curricular na educação superior e profissional, a partir do ano de 2005.

Enfermeira atende paciente com Linguagem Brasileira de Libras

Libras na enfermagem

A comunicação é um processo pelo qual o enfermeiro deve valorizar. É o caminho para a autopoiese do cuidado, ou seja, para um cuidado com dialogicidade e trocas.

Uma vez que a pessoa não se sente cuidada e compreendida, o cuidado verdadeiramente não pode ser compreendido como um cuidado total, temos que considerar a condição de consciência nesse processo.

A comunicação é o caminho para tal proposição de cuidado e no caso de pessoas surdas ou com deficiência auditiva, outras formas de se comunicar devem ser valorizadas. No Brasil, a adoção de Libras como sistema linguístico de comunicação e sua inclusão no sistema educacional e profissional favoreceu o conhecimento sobre a linguagem e sua usabilidade. No entanto, alguns desafios são presentes nesse universo.

Em estudo de revisão bibliográfica Silva et.al. (2014) evidenciou a dificuldade na interação do enfermeiro com os deficientes auditivos. O principal problema é a falha devido ao processo comunicativo por profissionais enfermeiros que não possuem conhecimento da Linguagem Brasileira de Sinais, o que dificulta seu trabalho, que depende da comunicação para realizar orientação e educação do paciente.

Como humanizar o atendimento

O profissional de enfermagem deve humanizar a assistência e para isso, deve se preocupar com a relação de dialogicidade entre ambas as partes. Para que esse propósito possa ser realizado é necessário haver suporte técnico e científico que habilite a compreensão do universo linguístico, social e cultural do surdo, assim como conhecer
a técnica utilizada para a comunicação.

É importante que possamos compreender as formas de comunicação e a linguagem. O enfermeiro deve dominar a linguagem para que no atendimento a pessoas surdas possa haver assertividade na comunicação e cuidado. Um passo importante para tal proposição é iniciar o conhecimento de Libras.

O alfabeto manual não é a única forma de expressão na formação de sentido. Vários sinais representam atividades que apresentam movimentos, condição temporal, valorização verbal, proposição de atividades e entre outros. Diversas expressões podem ser aprendidas pelo enfermeiro para comunicação efetiva no atendimento. Compreender a Linguagem Brasileira de Libras é muito importante.

Portanto, temos a intenção aqui de estimular a busca pelo conhecimento. Uma dica importante é iniciar o processo aprendendo os sinais básicos e também outros relativos à profissão. Alguns materiais podem contribuir para sua
capacitação. Veja aqui.

Autor: 

Referências bibliográficas: 

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar