Carnaval: Anvisa dispara alerta sobre uso de colas instantâneas

A agência reguladora divulgou comunicado a partir de relatos de uso indevido de colas instantâneas para fins cosméticos  

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu Alerta de Segurança relacionado aos riscos à saúde gerados pelo uso indevido de produtos de colas instantâneas não regularizados como cosméticos para fins de embelezamento, fixação de unhas e cílios postiços. 

O alerta foi publicado depois que a agência recebeu relatos de reações alérgicas, irritação e ardência nos olhos e lacrimejamento causados pelo uso de produtos originalmente destinados a aplicações não cosméticas, como fixação de materiais de construção (entre os produtos utilizados de forma errada estavam Adesivo Instantâneo 793-TekBond, Cola Instantânea Super Bonder e Adesivo Instantâneo em Gel Three Bonde Super Gel). 

Leia também: Anvisa apreende versões falsificadas de suplementos alimentares 

Carnaval Anvisa dispara alerta sobre uso de colas instantâneas

Comunicado 

O órgão governamental pede que as pessoas entendam que a utilização adequada de produtos devidamente regulamentados pela agência para o fim pretendido tem o objetivo de evitar complicações e riscos à saúde. 

A agência também considera a possibilidade de parte da população não estar ciente que essas colas instantâneas não podem ser utilizadas para fins de embelezamento, mas dada a existência de relatos de intencionalidade mesmo na posse das informações adequadas sobre a finalidade desses produtos, a Anvisa enfatiza que “profissionais de salões de beleza e de clínicas de estética, assim como os consumidores, devem compreender a importância de conferir se os produtos cosméticos utilizados estão devidamente regulamentados na Anvisa”. 

Verificação 

A população pode checar a situação de regularidade um produto através de consulta eletrônica através do site da agência, utilizando o número de processo Anvisa que deve constar no rótulo. 

O endereço do portal é https://consultas.anvisa.gov.br/#/ (deve-se realizar a busca pela categoria “Cosméticos”). 

Notificação 

A agência também disponibiliza ferramentas para notificação de efeitos adversos apresentados pela utilização de produtos cosméticos, a fim de que a Anvisa possa tomar as providências necessárias. 

Para a população geral a notificação é feita pelo e-Notivisa ou pelo Limesurvey. Já empresas e profissionais da saúde podem utilizar o Notivisa. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo

Especialidades