Página Principal > Caso Clínico > Caso clínico: paciente de 5 anos com otalgia e edema cervical
prancheta de médico

Caso clínico: paciente de 5 anos com otalgia e edema cervical

Paciente masculino, 5 anos, deu entrada no serviço de Pediatria com queixa de “inchaço no pescoço e dor de ouvido”. Há 5 dias iniciou um quadro de prostração, otalgia e edema cervical à esquerda, precedido por 3 dias de febre e mal estar. Quadro ocorrido anteriormente, há cerca de 6 e 3 meses sucessivamente, de acometimento uni ou bilateral.

Sendo tratado com AINE por cerca de 10 dias, com resolução completa dos sintomas. Exame físico inocente, exceto por dor à palpação da região parotídea esquerda, duro-elástica, edemaciada, de limites bem definidos. A otoscopia revela canal auditivo esquerdo avermelhado, com membrana timpânica acinzentada e brilhosa. A mãe do paciente nega quaisquer comorbidades. Carteira de vacinação completa para a idade.

Exames complementares revelaram leucocitose com desvio à esquerda; marcadores inflamatórios e amilase sérica elevados, além de sorologias para HIV, HCV e Sífilis negativas. USG de parótidas prévia: parótidas com textura heterogênea, com áreas nodulares hipoecogênicas. Aspecto de processo inflamatório crônico. Dois linfonodos cervicais anteriores.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Caso clínico

Paciente masculino, 5 anos, deu entrada no serviço de Pediatria com queixa de “inchaço no pescoço e dor de ouvido”. Há 5 dias iniciou um quadro de prostração, otalgia e edema cervical à esquerda, precedido por 3 dias de febre e mal estar.

Referências:

  • Parotidite recorrente idiopática na criança – Inês Nunes VicenteI; Mónica Oliva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.