Casos de sarampo nas Américas aumentam e OMS faz alerta na região.

Doença altamente contagiosa, o sarampo está causando problemas na América. Com um total de 11 países com casos de sarampo na região, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) divulgou um alerta para lembrar a todos sobre importância de vacinação dos moradores nessas regiões.

Doença altamente contagiosa, o sarampo está causando problemas a América. Com um total de 11 países com casos de sarampo na região, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) divulgou um alerta para lembrar a todos sobre importância de vacinação dos moradores nessas regiões. O alastramento da doença tem relação com os intensos fluxos migratórios que estão acontecendo nesses locais.

Sarampo ainda é uma ameaça

A Venezuela apresenta o maior número de casos: 279 no total. Como o Brasil tem recebido muitos migrantes do país vizinho, nós aparecemos em segundo lugar nesse ranking, com 46 pessoas infectadas pelo sarampo. Desse montante, 8 são de Roraima, cidade que faz fronteira com a Venezuela e que é uma das que mais recebe esses cidadãos venezuelanos. Outro estado com um número grande de casos de sarampo é o Amazonas, que apresentou 4 casos da doença.
Para tentar barrar o avanço da doença em solo brasileiro, o Ministério da Saúde organizou uma campanha nas áreas que estão sofrendo mais com essa doença. A vacina se destina principalmente para os que não foram vacinados e que tenham entre 6 meses e 49 anos de idade.  A OMS divulgou uma nota informando que está trabalhando em conjunto com um posto de vacinação na cidade de Pacaraima, próxima a Venezuela.

Além de Venezuela e Brasil, países como os Estados Unidos, a Colômbia, o Canadá, o México, Antígua e Barbuda, o Equador, a Guatemala, a Argentina e o Peru também tiveram alguns cidadãos infectados. Os casos nos Estados Unidos, México, Canadá, Antígua e Barbuda e na Guatemala foram importados ou  associados com a importação

É importante lembrar que no ano de 2016, toda a América recebeu um certificado da Organização Pan-Americana de Saúde atestando que a região estava livre da doença. A América foi o primeiro continente do mundo a receber esse certificado.

Referência:

https://g1.globo.com/bemestar/noticia/oms-alerta-para-surto-de-sarampo-nas-americas-11-paises-ja-tem-casos-da-doenca.ghtml

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags