Casos de sarampo nas Américas aumentam e OMS faz alerta na região.

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Doença altamente contagiosa, o sarampo está causando problemas a América. Com um total de 11 países com casos de sarampo na região, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) divulgou um alerta para lembrar a todos sobre importância de vacinação dos moradores nessas regiões. O alastramento da doença tem relação com os intensos fluxos migratórios que estão acontecendo nesses locais.

Sarampo ainda é uma ameaça

A Venezuela apresenta o maior número de casos: 279 no total. Como o Brasil tem recebido muitos migrantes do país vizinho, nós aparecemos em segundo lugar nesse ranking, com 46 pessoas infectadas pelo sarampo. Desse montante, 8 são de Roraima, cidade que faz fronteira com a Venezuela e que é uma das que mais recebe esses cidadãos venezuelanos. Outro estado com um número grande de casos de sarampo é o Amazonas, que apresentou 4 casos da doença.
Para tentar barrar o avanço da doença em solo brasileiro, o Ministério da Saúde organizou uma campanha nas áreas que estão sofrendo mais com essa doença. A vacina se destina principalmente para os que não foram vacinados e que tenham entre 6 meses e 49 anos de idade.  A OMS divulgou uma nota informando que está trabalhando em conjunto com um posto de vacinação na cidade de Pacaraima, próxima a Venezuela.

Além de Venezuela e Brasil, países como os Estados Unidos, a Colômbia, o Canadá, o México, Antígua e Barbuda, o Equador, a Guatemala, a Argentina e o Peru também tiveram alguns cidadãos infectados. Os casos nos Estados Unidos, México, Canadá, Antígua e Barbuda e na Guatemala foram importados ou  associados com a importação

É importante lembrar que no ano de 2016, toda a América recebeu um certificado da Organização Pan-Americana de Saúde atestando que a região estava livre da doença. A América foi o primeiro continente do mundo a receber esse certificado.

Referência:

https://g1.globo.com/bemestar/noticia/oms-alerta-para-surto-de-sarampo-nas-americas-11-paises-ja-tem-casos-da-doenca.ghtml

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar