Leia mais:
Leia mais:
A associação covid-19 e diabetes mellitus gestacional aumenta o risco de desfechos desfavoráveis
Identificada em São Paulo subvariante inédita da covid-19
ATS 2022: Diretrizes para pesquisa de agentes virais não influenza em PAC
Doação de leite humano é impactada negativamente pela Covid-19, segundo estudo
Hepatite: Existe risco pós-vacina contra covid-19?

CDC apoia um intervalo mais longo entre as doses de vacina de mRNA contra a covid-19

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

No dia 5 de fevereiro de 2022, especialistas americanos expressaram sua posição em aumentar o tempo entre as doses de vacina de mRNA contra covid-19, com o intuito de reduzir o risco de miocardite e melhorar a eficácia. No entanto, nenhuma decisão final foi tomada.

A discussão surgiu após um anúncio de mudanças nos intervalos vacinais para adolescentes e adultos imunocomprometidos. O Centers for Disease Control and Prevention  (CDC) também recomendou o uso da vacina contra covid-19 da Moderna para todos dessa população.

Leia também: A vacinação anti-Covid-19 Vs Terapia gênica

Alterações no intervalo vacinal

As autoridades federais continuaram a monitorar de perto os casos de miocardite após a vacinação, que foram observados, principalmente, em adolescentes e adultos jovens do sexo masculino após uma segunda dose de vacina de mRNA.

Os dados mais recentes do Vaccine Safety Datalink descobriram que, entre pacientes de 18 a 39 anos, há cerca de 22 casos de miocardite ou pericardite por milhão de doses de Pfizer-BioNTech e 31 casos por milhão de segundas doses de Moderna quando comparado a um grupo semelhante.

Autoridades de saúde do Canadá apresentaram dados ao CDC mostrando que aumentar o tempo entre a primeira e a segunda dose das vacinas reduz o risco de miocardite  (vale lembrar que, atualmente, o intervalo é de três semanas para Pfizer-BioNTech e quatro semanas para Moderna.)

Dados do Canadá e da Inglaterra também mostram que um intervalo mais longo foi associado ao aumento da eficácia da vacina e das respostas de anticorpos. Benefícios de segurança e eficácia parecem ser maiores em cerca de oito semanas. Esse é o tempo apoiado pelos membros da CDC.

As autoridades federais continuarão analisando como e quando alterar o intervalo entre as doses da vacina e quais faixas etárias seriam afetadas pela mudança.

Referências bibliográficas:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.