Choque séptico: mono versus dupla terapia antimicrobiana

Pesquisadores realizaram um estudo para avaliar a influência na mortalidade da monoterapia antimicrobiana em comparação com a dupla em pacientes com choque séptico.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em artigo do Journal of Antimicrobial Chemotherapy, pesquisadores realizaram um estudo para avaliar a influência na mortalidade da monoterapia antimicrobiana em comparação com a dupla terapia em pacientes com choque séptico.

Esse estudo retrospectivo envolveu 576 pacientes tratados por choque séptico monomicrobiano em um centro universitário norte-americano, entre janeiro de 2010 e dezembro de 2015. Entre participantes, 340 (59%) receberam monoterapia antimicrobiana e 236 dupla terapia antimicrobiana (beta-lactâmico, mais um aminoglicosídeo, fluoroquinolona ou glicopeptídeo).

Os pacientes que receberam dupla terapia antimicrobiana eram mais jovens, receberam corticosteroides mais frequentemente e eram mais propensos a ter uma doença subjacente não fatal, uma neoplasia hematológica ou neutropenia. Já os pacientes que receberam monoterapia apresentaram neoplasia maligna de órgãos sólidos, cirurgia prévia ou infecções intra-abdominal, biliar e urinária mais frequentemente.

Não houve diferença na mortalidade por todas as causas entre os grupos no período de 7, 15 e 30 dias. No entanto, em pacientes com neutropenia, a dupla terapia antimicrobiana foi associada de forma independente com um melhor desfecho em 15 (odds ratio [OR] = 0,29; IC de 95%: 0,09 a 0,92) e 30 (OR = 0,25; IC de 95%: 0,08 a 0,79) dias. Em pacientes com infecção por Pseudomonas aeruginosa, a dupla terapia antimicrobiana foi associada a menor mortalidade em 7 (OR = 0,12; IC de 95%: 0,02 a 0,7) e 30 dias (OR = 0,26; IC de 95%: 0,08 a 0,92).

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que nessa população, a dupla terapia antimicrobiana mostrou benefício apenas nas infecções por P. aeruginosa e em pacientes neutropênicos.

Veja também: ‘Sepse – revisão clínica PEBMED’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades