Leia mais:
Leia mais:
A vacinação contra o SARS-CoV-2 e o mito da infertilidade
Linfoma de Hodgkin e infertilidade: existe relação?
Adenomiose e infertilidade
Transplante de útero, até onde vai o desejo de gestar?
Dia Mundial da Tuberculose: tuberculose genital

Clamídia: existe rastreamento?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

A clamídia é uma IST que nos homens é sintomática, mas nas mulheres nem sempre. A cronificação de uma infecção por clamídia pode levar a doença inflamatória pélvica, além de dor crônica e infertilidade. Sendo assim, por que ainda é incomum o rastreamento de clamídia?

Em alguns países, como Reino Unido, a pesquisa de clamídia em mulheres sexualmente ativas é realizada na mesma periodicidade que outros testes para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (geralmente quando há troca de parceiro ou durante o pré-natal).

No Brasil, ainda é incomum essa prática, embora de acordo com a US Task Force ela tenha recomendação B. O exame é feito com coleta de swab cervical, que é enviado ao laboratório para detecção da infecção através de PCR ou captura híbrida.

A Febrasgo atualmente recomenda essa triagem e é provável que ao longo dos próximos anos essa prática se popularize. A clamídia, ao mesmo tempo em que pode evoluir para dor crônica e infertilidade, se diagnosticada em fase inicial pode ser tratada facilmente, sendo o tratamento mais comum o uso de azitromicina 1g dose única.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Autora:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar