Clínica Médica nas provas de residência: quais tópicos são importantes?

Confira mais um post do blog da Medcel com dicas para quem vai prestar prova para RM. Dessa vez, cinco assuntos focais em Clínica Médica.

Você já conhece a Medcel? Lá, você encontra as mais recentes metodologias e simulados, e os mais completos cursos preparatórios para as provas de Residência Médica. Para dicas fresquinhas sobre RM, visite o blog da Medcel.

Confira algumas dicas da Medcel sobre os cinco assuntos em Clínica Médica mais cobrados nas provas de R1 (para visualizar as dicas completas, acesse o blog):

1. Infectologia: infecções

Um tema de saúde coletiva que você deve revisar é dengue. Aqui, deve-se saber as características de cada grupo em adultos e crianças (A, B, C, D), ficar olho nas condutas, tratamentos e diagnóstico. Outros assuntos que as questões costumam abordar são as hepatites virais, diagnóstico agudo ou crônico pelas sorologias.

2. Cardiologia: hipertensão arterial sistêmica

Classificação e como fazer o diagnóstico (paciente sem e com risco). Medicamentos de primeira linha para o tratamento e a função de cada um deles (iECA; BRA; bloqueadores dos canais de cálcio; diuréticos tiazídico). Bloqueador dos canais de cálcio diidropiridínico e um diurético tiazídico, todos em doses otimizadas, e a meta pressórica não é atingida, não esquecer de associar a espironolactona. Revisar urgência e emergência hipertensiva.

3. Cardiologia: doenças estruturais do sistema cardiovascular

Além das novidades deste ano em Insuficiência Cardíaca (IC), estenose mitral e estenose aórtica. Sobre estenose mitral, geralmente, vem com questões de paciente de meia-idade com palpitações, dispneia, sopro diastólico foco mitral em ruflar e estalido de abertura, aumento do átrio esquerdo e sobrecarga ventrículo direito. Já estenose aórtica: paciente idoso(a) com sobrecarga ventricular esquerda, sopro sistólico em foco aórtico, rude ejetivo que irradia para as carótidas. Se for mais grave, sintomas como dispneia, sincope e angina.

4. Endocrinologia: tratamento da diabetes mellitus

MEV´s (Mudanças no Estilo de Vida), lembrando que a meta glicêmica é de HbA1c abaixo de 7% e glicemia de jejum abaixo de 130 mg/dL. As questões com relação aos antidiabéticos: onde atuam, doses máximas e contraindicações. A droga de primeira linha para tratamento é a metformina, mas a escolha vai depender do risco de hipoglicemia, a tolerabilidade, os efeitos adversos e o custo.

5. Infectologia: DST/AIDS

Acolhimento à pessoa exposta, o esquema antirretroviral (ARV) para profilaxia pré e pós-exposição, rastreamento de outras IST’s, diagnóstico laboratorial, contagem de linfócitos LT-CD4+, carga viral, tratamento e eventos adversos da ARV. Também a coinfecção com tuberculose (aqui tem que ficar bem esperto em tratamento). Já das DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis): cancro mole, HPV, gonorreia, clamídia, sífilis e tricomoníase.

Gostou deste artigo? Então visite o blog da Medcel e confira as dicas completas!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.