Como os especialistas podem ajudar na formação de residentes e internos? [vídeo]

No episódio de hoje, Marcelo Gobbo, editor-médico associado do Portal PEBMED, fala sobre o papel do preceptor na formação do médico.

A formação médica é bastante peculiar em relação à intensidade de transferência de saberes entre pares. Diferentemente de outras modalidades de treinamento em outras profissões, a relação de mentoring parece ser algo natural dentro desse percurso de formação e muitas vezes professores e preceptores de serviços assistenciais com propósito de ensino acabam assumindo esse papel.

Embora isso possa não parecer óbvio para quem ingresse no primeiro ano do curso de graduação, ao longo da trajetória de formação isso se faz cada vez mais evidente, ao ponto de ser um dilema qual recurso é mais importante para formação médica: a estrutura física da escola médica ou hospital de ensino ou a relação preceptoral?

Pensando nisso uma equipe canadense conduziu uma pesquisa para identificar pela perspectiva de internos e residentes qual desses fatores importa mais na percepção de ensino e aprendizagem dos estudantes. Além disso, a equipe também elencou, na perspectiva dos aprendizes, quais características em relação aos preceptores e em relação à estrutura de cenários ambulatoriais fazem mais diferença na experiência de aprendizagem.

No episódio de hoje, Marcelo Gobbo, médico de família e editor associado do Portal PEBMED, fala sobre os resultados desse estudo. Confira assistindo ao vídeo!

Para mais conteúdos como esse, acesse nosso canal no YouTube.

Veja também: ChatGPT é um problema ou solução de saúde?

Tópicos abordados no vídeo:

  • Papel do preceptor na formação do médico
  • Papel do preceptor vs infraestrutura do serviço
  • Estudo transversal canadense
  • Atuação dos preceptores
  • Progressão de autonomia

Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • CUNCIC, Cary et al. It’s all about relationships: A qualitative study of family physicians’ teaching experiences in rural longitudinal clerkships. Perspectives on Medical Education, v. 7, p. 100-109, 2018.
  • SCHULTZ, Karen W. et al. Medical Students' and Residents' preferred site characteristics and preceptor behaviours for learning in the ambulatory setting: a cross-sectional survey. BMC medical education , v. 4, p. 1-15, 2004.
  • Especialidades