Clinical Drops: pacientes com gota e lúpus eritematoso sistêmico

Neste post, fique por dentro dos novos vídeos Clinical Drops que acabaram de chegar no Whitebook na categoria de Reumatologia!

Conheça agora mesmo os três novos Clinical Drops que estão disponíveis no Whitebook na categoria de Reumatologia e como eles podem te auxiliar na prática médica!

Como interpretar a pesquisa de cristais no líquido sinovial de pacientes com gota?

A pesquisa de cristais no líquido sinovial é muito importante na avaliação dos pacientes com suspeita de gota. Ela deve ser realizada sempre que possível, como uma propedêutica inicial nesses casos. No entanto, existem algumas questões que valem a pena ser comentadas para que a gente possa fazer o uso adequado dessa ferramenta. Os cristais de urato monossódico podem ocorrer no líquido sinovial em até 70% dos pacientes com gota, mesmo fora de crise. Ou seja, apesar da alta especificidade do diagnóstico de gota, a presença de cristais no líquido sinovial não garante que esse paciente está experimentando, naquele momento, a crise aguda de gota. Confira a íntegra do episódio neste Clinical Drops!

Como interpretar os valores de PCR no lúpus eritematoso sistêmico?

O lúpus eritematoso sistêmico é o protótipo das doenças reumáticas imunomediadas. A Proteína C-reativa, ou PCR, é uma proteína de fase aguda que se eleva de maneira inespecífica, frente ao estímulo de IL-6 no fígado. Sua função é facilitar a remoção de debris celulares e opsonização de microrganismos. Apesar da sua função fisiológica, a gente sabe que a elevação do PCR nos pacientes com lúpus ela é reduzida, especialmente quando é comparada com outros reagentes de fase aguda como VHS, por exemplo. Saiba mais com o conteúdo disponível no Whitebook!

O excesso de corticoterapia é deletério no lúpus eritematoso sistêmico?

Os corticoides são fundamentais no tratamento do lúpus eritematoso sistêmico, especialmente nas formas graves. Esse grupo de medicamentos, ele permite um rápido controle do processo inflamatório, permitindo a indução de remissão nesses casos. Apesar disso, estudos mais recentes vêm demonstrando o papel deletério da corticoterapia prolongada nesses pacientes. Um estudo conduzido na coorte do Sleek, que é um dos principais coortes de inserção de lúpus no mundo, demonstrou que os pacientes que apresentavam aumento no índice de dano apresentavam a pior sobrevida quando comparado com aqueles pacientes que mantinham o mesmo índice de dano. Fique por dentro dos detalhes neste Clinical Drops!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades