Clinical Drops: três vídeos de Pediatria que chegaram no Whitebook

Aspiração de corpos estranhos pode ser um evento traumático para crianças. Veja três clinical drops que ajudam na emergência.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Os Clinical Drops são vídeo-pílulas de decisão produzidos pela equipe médica que compõe o Whitebook. O objetivo dessa ferramenta é ajudar o usuário a se manter atualizado com as diretrizes mais recentes publicadas e nas condutas do dia a dia.  

Neste post, veja três vídeos em Pediatria e como eles podem ajudar você na prática médica. 

Veja mais: Qual o melhor regime de profilaxia com vitamina K em bebês prematuros?

Quando suspeitar e quais são os principais corpos estranhos aspirados na Pediatria? 

A aspiração de corpo estranho é um evento possivelmente dramático, ainda mais na faixa pediátrica, uma vez que seu diagnóstico pode ser prejudicado quando o responsável não esteja próximo ou exista dificuldade de relato pela criança. 

Uma tríade clássica pode estar presente: tosse, sibilância e redução de murmúrio vesicular, porém pode ocorrer um quadro mais grave, caracterizando uma obstrução total de via aérea, podendo ser encontrada dispneia importante, tosse ineficaz, incapacidade de falar e até mesmo cianose. 

A aspiração também pode seguir um curso crônico, acarretando tosse e sibilância crônicas, assim como predisposição a quadros infecciosos complicados e de repetição. 

Importante ressaltar que os sinais e sintomas dependem da idade da criança, do tipo de objeto aspirado e da localização e gravidade da impactação.  

Você sabe quando suspeitar e quais são os principais corpos estranhos aspirados na Pediatria? 

Veja mais no clinical drops. 

O que fazer em caso de obstrução total de via aérea (VA) por corpo estranho em bebê menor de 1 ano ou em criança maior que 1 ano?

Na presença de obstrução total de VA, atenção e prática correta das condutas iniciais são pontos fundamentais do correto manejo dessa grave situação clínica. 

Nos principais manuais e tratados de suporte de vida, a sequência correta de condutas se baseia em posicionamentos e manobras específicas, de forma que existem nuances para a criança menor ou maior que 1 ano. 

Desde a manobra de Heimlich na criança com mais de 1 ano, até o ponto de golpe manual no dorso do bebe menor de 1 ano, a chave para um bom desfecho na desobstrução de VA é dominar a técnica corretamente, o que envolve conhecimento e prática. 

Você sabe o que fazer em caso de obstrução total de via aérea por corpo estranho em bebê menor de 1 ano ou em criança maior que 1 ano? 

Confira nos vídeos.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades