Colostroterapia e sua utilização na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Os benefícios da amamentação para a mãe e o bebê já são bastante conhecidos. Para incentivar a prática, a Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês) criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno, a qual é comemorada na primeira semana de Agosto.

O tema deste ano é “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos” em meio ao segundo ano de pandemia com todos os desafios e a necessidade de garantir o direito e a proteção ao aleitamento materno. 

colostro

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Aleitamento materno

É recomendado que a amamentação comece na primeira hora após o nascimento, momento conhecido como golden hour. Nesse momento, o recém-nascido recebe o colostro, rico em anticorpos e nutrientes.

A composição do leite humano é dinâmica e possui diversas variáveis entre as nutrizes, dentre elas a idade gestacional e idade pós-natal. O leite de mulheres que dão à luz ao recém-nascido pré-termo (RNPT) possui proteínas, gordura, aminoácidos, sódio, potássio, zinco e vitaminas e é considerado como alimento ideal.

A alimentação do RNPT nos primeiros dias por via enteral é limitada devido a imaturidade do sistema gastrointestinal, limitação do volume e a baixa capacidade de digestão e absorção dos nutrientes.

Dessa forma, diante dos benefícios do leite materno e da dificuldade do início precoce da dieta enteral em RNPT, métodos alternativos para a administração do colostro estão sendo pesquisados.

O colostro é produzido pela glândula mamária no final da gestação e nos primeiros dias após o parto, em pequena quantidade, rico em componentes imunológicos. Devido sua baixa concentração de lactose, sua função primária indica ser mais imunológica e trófica do que nutricional.

Saiba mais: Leite materno com anticorpos contra Covid-19 é produzido após lactantes serem vacinadas

Colostroterapia

Evidências científicas sugerem a colostroterapia, também conhecida como terapia imunológica oral, que consiste na administração orofaríngea de colostro como terapia imune, sem função nutricional para RNPT e sobretudo no recém-nascido de muito baixo peso (RNMBP) nas primeiras seis horas de vida.

O protocolo de colostroterapia proposto pela literatura compreende administrar 0,1ml de leite materno cru (imediatamente antes ordenhado pela mãe) na face interna de cada bochecha do recém-nascido. O objetivo não é a deglutição, mas sim proporcionar o contato do leite com a mucosa oral para atingir os benefícios.

A colostroterapia deve ser realizada mesmo que o RNPT esteja em dieta zero e independe da administração de dieta enteral. Quando o neonato apresentar estabilidade clínica, sem sonda e sincronia da sucção, deglutição e respiração, o método de alimentação utilizado deverá ser a translactação.

Apesar da prática se mostrar benéfica e segura, estudos demonstram dificuldades na implantação do protocolo. É necessário sensibilizar a equipe  multidisciplinar quanto à importância do leite humano para o RNPT para que os profissionais incentivem às mães na realização da ordenha, na participação na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal para garantir o vínculo e a produção de leite.

Leia também: Extração de colostro: como é em gestantes diabéticas?

Portanto, deve-se estimular a prática na unidade neonatal visando permitir um maior número de neonatos recebendo os benefícios do colostro.

Autora:

Referências bibliográficas:

  • Abdallah VOS, Ferreira DMLM. Uso do colostro na alimentação de recém-nascido pré-termo: vantagens e dificuldades. In: Sociedade Brasileira de Pediatria; Procianoy RS, Leone CR, organizadores. PRORN Programa de Atualização em Neonatologia: Ciclo 13. Porto Alegre: Artmed Panamericana; 2015. p.9-27. (Sistema de Educação Continuada a Distância, v.1). 
  • Ferreira DMLM, Abdallah VOS, Camelo Junior JS. Colostroterapia – a utilização do colostro como imunoterapia. In: Sociedade Brasileira de Pediatria; Procianoy RS, Leone CR, organizadores. PRORN Programa de Atualização em Neonatologia: Ciclo 12. Porto Alegre: Artmed Panamericana; 2015. p.9-26. (Sistema de Educação Continuada a Distância, v.4). https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/8031
  • Lopes JB, Oliveira LD, Soldateli B. Colostroterapia: uma revisão de literatura. Demetra; 2018; 13(2); 463-476.
  • Nascimento MBR, Floriano ML, Giacomet MDM, Duarte MM, Reis MAM. Estudo exploratório sobre a utilização de colostroterapia em unidade neonatal de uma maternidade brasileira. Saúde e Pesqui. 2020 abr./jun.; 13(2): 389-397.
  • Salcher FG, Fiori HH. Terapia imunológica oral em recém-nascidos prematuros: análise dos resultados da implantação de um protocolo assistencial. Rio Grande do Sul. Dissertação [Mestrado em Saúde da Criança] – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; 2018.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar