Como diagnosticar corretamente a sarcoidose?

O WASOG elaborou critérios para envolvimento de órgãos como “altamente provável sarcoidose”, “algo provável” e “possível”. para o diagnóstico da doença. Saiba mais:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O diagnóstico de sarcoidose é feito pela combinação de características clínicas e resultados de biópsia. As características clínicas da sarcoidose podem ser bastante variáveis. Desenvolvemos um Sarcoidosis Diagnostic Score (SDS) para resumir as características clínicas de pacientes com possível sarcoidose. Baseado nisso, o World Association of Sarcoidosis and Other Granulomatous Disorders (WASOG) elaborou critérios para envolvimento de órgãos como “altamente provável sarcoidose”, “algo provável” e “possível”.

sarcoidose

Métodos

Pacientes confirmados por biópsia com sarcoidose observados durante um período de sete meses na clínica de sarcoidose da Universidade de Cincinnati foram prospectivamente identificados. Pacientes com não-sarcoidose atendidos na mesma clínica foram utilizados como pacientes controle. Utilizando um instrumento de avaliação de órgãos da Associação Mundial de Sarcoidose e Outros Transtornos Granulomatosos modificados, pontuamos todos os pacientes quanto à presença de biópsia, ≥1 sintoma altamente provável e ≥1 pelo menos provável sintoma para cada área. Dois escores de sarcoidose foram gerados: biópsia de SDS (com biópsia) e SDS clínico (sem biópsia).

Resultados

Os 980 pacientes avaliados foram divididos em duas coortes: um inicial de 600 pacientes (450 com sarcoidose confirmada por biópsia, 150 pacientes controle) para estabelecer valores de corte para biópsia de SDS e um grupo clínico de validação e uma coorte de validação de 380 pacientes (103 pacientes confirmados por biópsia com sarcoidose e 277 pacientes controle).

Leia maisNeurossarcoidose: definição e novo consenso dos critérios diagnósticos

O melhor valor de corte para a biópsia de SDS foi ≥ 6 (sensibilidade de 99,3%; especificidade de 100%). Para o total de 980 pacientes, um SDS clínico ≥ 3 apresentou sensibilidade de 90,6%, especificidade de 88,5% e razão de verossimilhança de 7,9. Um escore clínico SDS ≥ 4 apresentou uma sensibilidade menor (76,9%), mas especificidade mais alta (98,6%).

Conclusões

Para sarcoidose, a presença de características clínicas específicas, especialmente envolvimento de múltiplos órgãos, pode aumentar a certeza do diagnóstico. O sistema de pontuação SDS quantificou as características clínicas consistentes com sarcoidose.

Quer se manter atualizado? Inscreva-se na nossa newsletter e receba toda semana as principais notícias da Medicina no seu e-mail!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags