Leia mais:
Leia mais:
Preditores de risco na sarcoidose: quando a doença pode evoluir mal?
Quiz: qual o provável diagnóstico diante dos achados?
Como diagnosticar corretamente a sarcoidose?
Neurossarcoidose: definição e novo consenso dos critérios diagnósticos
Manifestações cardiovasculares da sarcoidose: principais novidades

Como diagnosticar corretamente a sarcoidose?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O diagnóstico de sarcoidose é feito pela combinação de características clínicas e resultados de biópsia. As características clínicas da sarcoidose podem ser bastante variáveis. Desenvolvemos um Sarcoidosis Diagnostic Score (SDS) para resumir as características clínicas de pacientes com possível sarcoidose. Baseado nisso, o World Association of Sarcoidosis and Other Granulomatous Disorders (WASOG) elaborou critérios para envolvimento de órgãos como “altamente provável sarcoidose”, “algo provável” e “possível”.

sarcoidose

Métodos

Pacientes confirmados por biópsia com sarcoidose observados durante um período de sete meses na clínica de sarcoidose da Universidade de Cincinnati foram prospectivamente identificados. Pacientes com não-sarcoidose atendidos na mesma clínica foram utilizados como pacientes controle. Utilizando um instrumento de avaliação de órgãos da Associação Mundial de Sarcoidose e Outros Transtornos Granulomatosos modificados, pontuamos todos os pacientes quanto à presença de biópsia, ≥1 sintoma altamente provável e ≥1 pelo menos provável sintoma para cada área. Dois escores de sarcoidose foram gerados: biópsia de SDS (com biópsia) e SDS clínico (sem biópsia).

Resultados

Os 980 pacientes avaliados foram divididos em duas coortes: um inicial de 600 pacientes (450 com sarcoidose confirmada por biópsia, 150 pacientes controle) para estabelecer valores de corte para biópsia de SDS e um grupo clínico de validação e uma coorte de validação de 380 pacientes (103 pacientes confirmados por biópsia com sarcoidose e 277 pacientes controle).

Leia maisNeurossarcoidose: definição e novo consenso dos critérios diagnósticos

O melhor valor de corte para a biópsia de SDS foi ≥ 6 (sensibilidade de 99,3%; especificidade de 100%). Para o total de 980 pacientes, um SDS clínico ≥ 3 apresentou sensibilidade de 90,6%, especificidade de 88,5% e razão de verossimilhança de 7,9. Um escore clínico SDS ≥ 4 apresentou uma sensibilidade menor (76,9%), mas especificidade mais alta (98,6%).

Conclusões

Para sarcoidose, a presença de características clínicas específicas, especialmente envolvimento de múltiplos órgãos, pode aumentar a certeza do diagnóstico. O sistema de pontuação SDS quantificou as características clínicas consistentes com sarcoidose.

Quer se manter atualizado? Inscreva-se na nossa newsletter e receba toda semana as principais notícias da Medicina no seu e-mail!

Referências:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.