Os hospitais estão se tornando cada vez mais restritivos em relação ao processo de contratação para médicos autônomos. Sendo assim, a abertura de uma PJ é a solução encontrada por muitos profissionais. Mas, como será que funciona a abertura de empresa para médicos? Será que vale mesmo a pena?
Este artigo foi escrito em parceria com a Contabileasy. Conheça já a iniciativa!
Bom, não é novidade que o mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais competitivo. Sendo assim, a solução buscada por muitos profissionais da área é exatamente essa: abrir a sua própria clínica ou abrir uma PJ para prestar os seus serviços.
Além de possuir mais autonomia, os médicos PJ teriam o aumento da lucratividade e a redução da carga tributária. Contudo, o processo de abertura da empresa não se trata de um processo tão simples. Para saber mais, leia o artigo até o final!
Leia também: Como funciona a contabilidade para médicos residentes?
Abertura de empresa para médicos: primeiros passos
Antes de abrir a sua empresa, você precisa definir algumas questões importantes que podem ser um pouco complexas. Sendo assim, o auxílio de um contador especializado será fundamental nesse momento. Ele te ajudará a definir:
- O modelo de negócio.
- A natureza jurídica e o regime tributário da sua empresa.
- O tipo de empresa que você quer (se for formar uma sociedade, já defina com antecedência quem será o seu sócio).
- A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
Depois da definição desses pontos e da entrega de todas as documentações que serão solicitadas, os profissionais da área contábil registrarão a sua empresa na Junta Comercial e, por fim, solicitarão o seu CNPJ à Receita Federal. Entretanto, o processo ainda não será finalizado por completo.
Após a solicitação, você ainda precisa correr atrás do Alvará de Funcionamento e do registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e do Conselho Regional de Medicina (CRM).
Leia também: Quando um médico deve emitir nota fiscal?
Logo após esse processo, a sua empresa terá que ser registrada na Previdência Social e todas as licenças (Vigilância Sanitária, Alvará dos Bombeiros e etc) deverão ser solicitadas. E claro, você não pode se esquecer da emissão do certificado digital de forma alguma.
Quais são os tipos de empresa que um médico pode abrir?
Como já foi mencionado anteriormente, antes de iniciar qualquer processo de abertura de empresa para médicos, o contador precisará saber qual é o modelo de negócio desejado. E, claro, essa escolha precisa ser feita com cautela, pois o modelo da empresa terá que estar de acordo com os objetivos do médico.
Há quatro tipos de empresas que você pode optar para abrir a sua clínica médica (ou consultório):
- Sociedade Empresária Limitada: trata-se de um modelo de cunho mais empresarial, ou seja, ele é mais direcionado para os médicos que realmente desejam empreender e crescer. Nesse caso, a clínica seria dotada de muitos funcionários e teria médicos de várias especializações.
- Sociedade Simples Pura ou Limitada: trata-se de uma empresa voltada apenas para prestação de serviços. Nesse caso, o médico e o sócio não têm o objetivo de empreender e nem de contratar outros funcionários.
- EIRELI: trata-se de uma empresa que possui apenas um sócio (sim, isso é possível!). Para optar por essa categoria, você precisa ter o mínimo de cem salários mínimos.
- Sociedade Limitada Unipessoal: nesse tipo de empresa você também não precisaria de sócios. E o melhor: diferente do EIRELI, não há nenhuma estipulação de quantia mínima para você abrir esse tipo de empresa.
Quer abrir a sua empresa com total segurança? Chame a Contabileasy
Se você chegou até aqui, provavelmente conseguiu perceber que os profissionais da área contábil estão envolvidos em todas as etapas do processo de abertura de empresa para médicos, não é mesmo? Por conta da burocracia intensa, o processo de abertura seria muito mais complexo e demorado se você realizasse tudo sozinho!
A Contabielasy é uma contabilidade digital especializada em profissionais da área da saúde. Além de contar com profissionais experientes, você também tem 70% de desconto na abertura do seu CNPJ.
Entre já em contato e fale diretamente com a equipe de atendimento. Para conhecer a iniciativa nas redes sociais, clique aqui.