Como passar nas provas de residência médica ?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Sabemos que o aluno de medicina já é habituado a fazer provas. Desde o vestibular, passando pelos inúmeros módulos durante a faculdade, torna-se cada vez mais experiente.

Ao término da faculdade, encontra um desafio ainda maior: competir diretamente com seus colegas de turma, uma disputa por poucas vagas, ainda mais homogênea e de alto nível técnico. O objetivo é simples: conseguir a tão sonhada vaga de residência médica.

Tendo isso em mente, sugerimos 5 princípios para o sucesso nas provas de múltipla escolha.

Organização: Em geral, as provas são estruturadas em níveis de dificuldade (ex: 40 % fácil, 30 % médio e 30 % difícil). Portanto, priorize ler toda a prova (fazer rapidamente as questões que considera fácil, e pular as que você não tem certeza da resposta), para poder mapear a prova e se organizar em função do tempo.

Lógica: Atente-se para perguntas que possam conter indícios da resposta correta:

. Palavra-chave no enunciado que aparece somente na opção certa;

. Alternativa que é a resposta é mais longa e elaborada, enquanto que as opções erradas são curtas, por vezes vagas;

. Alternativa que ficou em negrito, caixa alta ou com parágrafo em destaque (acredite, isso acontece!).

Desconfiança: Já se foi o tempo em que a maior das pegadinhas era colocar uma resposta na opção “A” que induz o candidato a marcar sem ler as outras opções; ou então, um frase com dupla negação (que a torna uma afirmação). Alguns conselhos:

. Sempre desconfiar de opções que contenham as expressões “definitivas”: somente, nenhum, nunca, sempre, todos…

. Nas opções que contém elementos, atentar para a frequência em que estes elementos ocorrem em diferentes alternativas. A lógica é que os elementos corretos apareçam em maior número de opções.

Atenção: Ao término da frase do enunciado: por vezes, a presença de um artigo (ex: a, o, um, uma) poderá direcionar para uma(s) das alternativas.

O “Pulo-do-gato“: Se as alternativas da pergunta forem curtas, pode ser útil lê-las antes da questão (sim, ler as respostas antes), para já partir para a pergunta sabendo o que se precisa encontrar (perguntando-se: o que o autor quer que eu responda?). Nesse aspecto, ter feito provas anteriores da mesma banca também facilita em termos de saber o que costuma ser cobrado, e como é cobrado.

Lembre-se que estas técnicas não são infalíveis; são apenas estratégias que poderão ajudá-lo: Mantenha o ritmo dos seus estudos e boa sorte!

[button color=”green” size=”big” link=”https://bnc.lt/Blog” icon=”” target=”false”]Baixe aqui o melhor conteúdo médico do Brasil! [/button]

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar