Leia mais:
Leia mais:
Diferenciação das lesões da cartilagem articular e da artrose
Tramadol em pacientes com artrose pode aumentar a mortalidade
Uso de AINE em vigência de aspirina: qual a combinação mais segura?
Condroitina tão eficaz quanto celecoxibe no tratamento da artrose?
Estudo indica que celecoxibe não aumenta risco cardiovascular

Condroitina tão eficaz quanto celecoxibe no tratamento da artrose?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

A osteoartrite (OA) é a doença articular degenerativa mais comum no mundo. Um novo artigo, publicado no Annals of the Rheumatic Diseases, indica que sulfato de condroitina é tão eficaz quanto o celecoxibe no tratamento da artrose do joelho.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores realizaram um estudo controlado prospectivo randomizado com placebo, condroitina (800 mg/dia) e celecoxibe (200 mg/dia) em pacientes com artrose, avaliando as mudanças na dor e na melhora da função.

No total, 604 pacientes foram diagnosticados com osteoartrite do joelho, de acordo com os critérios do American College of Rheumalogy, e acompanhados por 182 dias. Condroitina e celecoxibe mostraram uma maior redução significativa na dor e na escala de avaliação funcional Lequesne (p = 0,023 para condroitina e p = 0,015 para celecoxibe), em comparação com placebo.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Na população de intenção de tratar (intention-to-treat), a redução da dor no dia 182 no grupo condroitina (-42,6 mm na Escala Visual Analógica; p = 0,001) e no grupo celecoxibe (-39,5 mm; p = 0,009) foi significativamente maior do que no grupo placebo, enquanto nenhuma diferença foi observada entre os fármacos.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que sulfato de condroitina de 800 mg/dia é superior ao placebo e semelhante ao celecoxibe na redução da dor e na melhoria da função ao longo de 6 meses em pacientes com osteoartrite de joelho. Ainda segundo os pesquisadores, a condroitina deve ser considerada um tratamento de primeira linha no manejo da artrose.

Veja também: ‘Osteoartrite: uso racional dos métodos de imagem’

Referências:

  • Reginster J, Dudler J, Blicharski T, et al Pharmaceutical-grade Chondroitin sulfate is as effective as celecoxib and superior to placebo in symptomatic knee osteoarthritis: the ChONdroitin versus CElecoxib versus Placebo Trial (CONCEPT) Annals of the Rheumatic Diseases Published Online First: 22 May 2017. doi: 10.1136/annrheumdis-2016-210860
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar