Página Principal > Colunistas > Conheça a AEMED

Conheça a AEMED

Celebrando esta nova parceria com a PEBMED, a Associação dos Estudantes de Medicina do Brasil (AEMED-BR) publicará mensalmente, através de seus diretores, textos neste portal que permeiam as temáticas da Ética Médica, Educação Médica e Saúde Pública. E nada melhor para darmos o nosso pontapé inicial, do que nos apresentando aos leitores do mesmo. Convido a todos a conhecerem a AEMED.

500x120-medicamentos

A Associação dos Estudantes de Medicina do Brasil (AEMED-BR) nasceu do anseio e da necessidade dos estudantes de Medicina em terem, ainda durante a graduação, voz e vínculo formal junto às entidades de classe, além de estimular a inclusão do estudante no ambiente profissional médico através da organização, apoio e divulgação de eventos científicos, sociais e culturais; defender os interesses dos estudantes de medicina em sua luta por uma educação médica de qualidade e, principalmente, lutar pelo exercício da medicina com qualidade, ética e dignidade, imune às imposições ideológicas ou partidárias.

Um dos grandes valores da AEMED é a defesa da Medicina. Lutando em diversos âmbitos para uma formação médica de qualidade para que o doutorando em Medicina no Brasil tenha qualidade e subsídio para atuar com excelência naquilo que escolher.

A AEMED-BR luta contra o ensino ilegal da Medicina, a partir da abertura desenfreada e sem critérios de escolas de Medicina, o que prejudica os futuros graduandos, bem como a sociedade.

Veja mais: ‘É possível sobreviver à faculdade de medicina!’

Trabalhamos para que o Acadêmico de Medicina desenvolva uma visão humanística sobre o processo de saúde doença, tendo um olhar ampliado e qualificado sobre os vários determinantes deste processo.

Procuramos oferecer em nossas atividades, uma experiência completa, a partir de motivadores, como: ética médica, educação médica, políticas de saúde, formação de lideranças, formação cultural, bem como atividades de lazer.

A AEMED acredita no poder transformador da participação de um estudante na prática clínica, tornando esta, mais qualificada e humanizada.

A AEMED estimula a liberdade de pensamento e de opiniões, favorecendo o livre debate e usando de discussões para amadurecimento de ideias e crescimento coletivo.

Apesar de pouco tempo de fundação, a AEMED já trouxe grandes conquistas aos estudantes de medicina, participando na criação e aprovação do projeto de Lei que torna obrigatória a emissão de diplomas como “Médico” ao invés de outras denominações como “Bacharel em Medicina”. E também tem participado ativamente na criação da Frente Parlamentar em defesa da Medicina.

Lutamos por processos de seleção para residência médica de forma mais justa e formativa. E também trabalhamos ativamente junto à ANMR (Associação Nacional dos Médicos Residentes) por condições mais dignas e salutares no período de residência médica.

A AEMED está de ouvidos abertos para escutar toda e qualquer demanda dos estudantes de Medicina deste país, sempre buscando formas e recursos para superar possíveis adversidades.

A AEMED é contra aumentos abusivos de mensalidades, de forma a usar o curso de Medicina, meramente como forma de captação financeira, em detrimento à qualidade de ensino ofertada.

Veja também: ‘Os riscos de usar um sistema médico grátis’

A AEMED reconhece as outras entidades representativas estudantis e trabalhará junto a elas, se caso for o interesse dos estudantes de Medicina e da Defesa da Medicina. Mas jamais irá tolerar imposição truculenta de ideais, sobreposição de interesses pessoais perante os institucionais,  prezando sempre pela liberdade e pela razão.

A AEMED deseja que os estudantes, cada vez mais, tenham a oportunidade de desenvolver competências de liderança, seja para atuar em cargos públicos, em entidades médicas, em instituições de saúde, como para lidar com o cuidado e motivar o paciente.

Estamos abertos para receber críticas e responder dúvidas em prol do crescimento coletivo e do crescimento dos estudantes de Medicina.

A AEMED tem crescido cada dia mais, seja nas Estaduais que estão crescendo em todo país, seja nos locais e faculdades onde acontecem seus eventos, seja no coração e na mente de cada estudante que se sente representado e almeja cada vez mais crescimento da Medicina como um todo.

Autor:

aemed-pedro

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

250x250-portal

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.