Conheça a calculadora de gotejamentos do enfermagem app

Em suas práticas profissionais, enfermeiros e técnicos de enfermagem realizam diversas funções e, uma delas, é a administração de medicamentos. Neste intuito, o enfermagem App chegou para ajudar no dia a dia deste profissional.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em suas práticas profissionais, enfermeiros e técnicos de enfermagem realizam diversas funções e, uma delas, é a administração de medicamentos. Neste intuito, o enfermagem App chegou para ajudar no dia a dia deste profissional. A administração pode ocorrer por via oral, intramuscular, sublingual, subcutânea e etc. Mas uma das vias mais frequentemente utilizadas durante a internação hospitalar do paciente, é a endovenosa.

Para a administração correta do medicamento endovenoso prescrito, são necessárias algumas etapas muito importantes, como a conferência da prescrição médica onde contém os dados do paciente (nome, prontuário, leito e etc), nome do medicamento, a dose prescrita, a via de administração e o horário a ser administrado. Esses constam portanto, da conferência dos “cinco certos” da enfermagem.

Alguns artigos recentes já identificam como sendo nove certos para administração de medicamentos: paciente certo, medicamento certo, via certa, hora certa, dose certa, registro certo, ação certa, forma certa e resposta certa.
Os nove certos não garantem que os erros de administração vão deixar de ocorrer, mas segui-los pode prevenir parte desses eventos, melhorando a segurança e a qualidade da assistência prestada ao paciente durante o processo de administração de medicamentos.

Hoje muito se fala na Qualidade da assistência e Segurança do Paciente e uma das metas internacionais para a segurança do paciente é justamente “Melhorar a segurança dos medicamentos”.

O protocolo básico de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, coordenado pelo Ministério da Saúde e ANVISA em parceria com FIOCRUZ e FHEMIG, descreve a importância de ações a serem desenvolvidas com a finalidade de promover práticas seguras no uso de medicamentos em estabelecimentos de saúde.

A fim de corroborar com a práxis de enfermagem e visando a segurança do paciente, a PEBMED está desenvolvendo um aplicativo voltado ao profissional Enfermeiro e uma das ferramentas disponíveis no aplicativo é a calculadora de Gotejamentos, uma ferramenta super fácil de utilizar, que permite ao profissional realizar o cálculo para a administração do medicamento em questão de segundos.

Em unidades onde não são utilizadas as bombas de infusão, tecnologia já bem difundida no universo neonatal e pediátrico, por exemplo, o profissional necessita realizar o cálculo de infusão para gotas e microgotas através de fórmulas já predeterminadas, a fim de encontrar, portanto, o tempo ideal de infusão de um medicamento ou hidratação venosa em seu paciente.

Essa ação, além de demandar tempo do profissional que está realizando o procedimento, depende de noções de matemática que podem gerar confusão e com isso, ocasionar erros que se não forem contornados em tempo, podem desencadear problemas para o paciente.

A incorporação de princípios para reduzir erros humanos minimizando os lapsos de memória, promovendo acesso a informações sobre os medicamentos e desenvolvendo padrões internos de treinamento reduz a probabilidade de falhas e aumenta a chance de interceptá-las antes de resultar em prejuízo ao paciente.

Nesse sentido, devem-se incluir estratégias como a padronização de processos, o uso de recursos de tecnologia da informação, educação permanente e, principalmente, o acompanhamento das práticas profissionais em todas as etapas do processo que envolve o medicamento.

Referências:

  • World Health Organization.WHO. World Alliance for Patient Safety: forward programme 2006-2007. Geneva. Disponível em: http://www.who. int/patientsafety/World Health.
  • World Health Organization. Estrutura conceitual da Classificação Internacional sobre Segurança do Doente.Relatório Técnico Final. Direção Geral da Saúde. 2011;
  • Coren-SP/Rebraensp/SP. Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo. Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente. Erros de medicação: definições e estratégias de prevenção. São Paulo, 2011.
  • Brasil, Protocolo De Segurança Na Prescrição, Uso E Administração De Medicamentos. Protocolo integrante do Programa Nacional de Segurança do Paciente. 2013.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades