Leia mais:
Leia mais:
Medidas seriadas de peptídeo natriurético tipo B (BNP) podem predizer risco de doença cardiovascular em diabéticos?
Nefropatia diabética: como identificar e tratar? [podcast]
Como rastrear a doença renal crônica (DRC)? [podcast]
Estados Unidos aprovam sensor subcutâneo de glicose que dura seis meses 
Qual método de revascularização escolher no paciente diabético?

Consumo de frutas frescas está associado com menor risco de diabetes?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um estudo epidemiológico chinês, publicado na PLOS Medicine, analisou os benefícios do consumo de frutas frescas sobre o diabetes e, entre os diabéticos, sobre os riscos de morte e complicações vasculares.

O estudo China Kadoorie Biobank, realizado entre 2004 e 2008, recrutou 500 mil adultos, com idades entre 30 e 79, de 10 diferentes localidades da China. Durante cerca de 7 anos de follow-up, foram registrados 9.504 novos casos de diabetes entre 482.591 participantes sem diabetes previamente diagnosticada no início do estudo, com uma taxa de incidência global de 2,8 por 1.000 pessoas/ano.

Entre os 30.300 (5,9%) participantes com diabetes no início do estudo, ocorreram 3.389 óbitos (taxa de mortalidade global de 16,5 por 1.000), 9.746 casos de doença macrovascular e 1.345 casos de doença microvascular. A regressão de Cox proporcionou razões de risco ajustadas (hazard ratios [HRs]) associando cada desfecho ao consumo auto-reportado de frutas frescas, ajustando para possíveis fatores de confusão, como idade, sexo, história familiar, etc.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Em geral, 18,8% dos participantes relataram consumir frutas frescas diariamente, e 6,4% nunca/raramente (considerados ‘não consumidores’). Entre os indivíduos sem diabetes no início do estudo, o maior consumo de frutas foi associado com risco significativamente menor de desenvolver diabetes (HR ajustada = 0,88; intervalo de confiança [IC] de 95%: 0,83-0,93; p <0,001).

Entre aqueles com diabetes no baseline, o maior consumo de frutas foi associado a menores riscos de mortalidade por todas as causas (HR ajustada = 0,83; [IC] de 95%: 0,74-0,93; por 100 g/d), complicações microvasculares (HR ajustada = 0,72; [IC] de 95%: 0,61-0,87) e macrovasculares (HR ajustada = 0,87; [IC] de 95%: 0,82-0,93).

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que o maior consumo de frutas frescas está associado com risco significativamente menor de diabetes e, entre indivíduos diabéticos, menor risco de morte e desenvolvimento de complicações vasculares.

Novas diretrizes da ADA para tratamento do DIABETES: clique aqui e baixe GRÁTIS nosso e-book!

Referências:

  • Du H, Li L, Bennett D, Guo Y, Turnbull I, Yang L, et al. (2017) Fresh fruit consumption in relation to incident diabetes and diabetic vascular complications: A 7-y prospective study of 0.5 million Chinese adults. PLoS Med 14(4): e1002279. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1002279
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.