Leia mais:
Leia mais:
O uso de estatinas está associado à progressão do diabetes?
Como identificar 16 doenças que se manifestam pela boca
Pesquisa indica que brasileiros com diabetes reduziram o controle da doença na pandemia
Quiz: Agricultor apresentando deformidade nos dedos das mãos que dificultam o trabalho. Qual o diagnóstico?
Recomendações pré-concepcionais para paciente com diabetes (tipo 1 ou 2) da ADA

Controle da PA em pacientes diabéticos: o que você precisa saber

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Hipertensão é comum nos pacientes diabéticos, sobretudo naqueles com nefropatia. A presença de pressão arterial mal controlada nos pacientes diabéticos gera aterosclerose e eleva o risco cardiovascular aumentando a chance de complicações micro e macro vasculares.ess

Estas complicações são a maior causa de morbidade e mortalidade atualmente entre os pacientes com diabetes mellitus (DM), além de elevarem muito os custos no tratamento destes pacientes.

Desde a década de 1990, quando passamos a tratar de maneira mais agressiva todos as morbidades e fatores de risco, houve redução dos desfechos negativos como demostrado em inúmeros estudos já publicados, por exemplo: ACCORD (BP), ADVANCE (BP) e UKPDS.

Alvo de pressão arterial (PA) nos pacientes com DM:

– PA < 140×90.
– PA < 130×80, nos pacientes com risco cardiovascular elevado e/ou nefropatia.

Tratamento:

1 – Mudança de estilo de vida: tal recomendação deve ser fornecida a todos os pacientes. Controle do peso, dieta hipossódica, redução do tabagismo e da ingestão de álcool e estímulo a prática de atividade física. Ressalva importante, estas mudanças não só melhoram o controle pressórico como também o controle glicêmico e lipídico.

2 – Terapia farmacológica: indicada naqueles pacientes com PA fora do alvo sugerido anteriormente. Preferencialmente usar medicações que sabidamente reduzem risco cardiovascular nos diabéticos: iECAs, BRAAs, diuréticos tiazídicos e bloqueadores de cálcio diidropiridínicos, lembrando que as duas primeiras classes devem ser a primeira escolha se o paciente apresentar nefropatia (restrições devem ser aplicadas baseadas no clearance de creatinina).

Discussão:

Hipertensão é um fator de risco forte e modificável na história natural do diabetes mellitus, dados de literatura são categóricos em afirmar que controle pressórico (PA < 140×90) é benéfico nestes pacientes além das mudanças de estilo de vida. Dispomos de uma variedade de medicações para nos auxiliar no tratamento, portanto não devemos deixar de medir e acompanhar a PA dos nossos pacientes (podemos até estimula-los a medir ambulatorialmente a própria PA). Cuidado adicional deve ser realizado naqueles pacientes com nefropatia e/ou risco cardiovascular mais elevado.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui para se inscrever!

Autor:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar