Leia mais:
Leia mais:
Revacinação contra a covid-19 para não respondedores portadores de doenças autoimunes sistêmicas é eficaz?
Ômicron: a nova variante de preocupação do SARS-CoV-2
Molnupiravir: o que sabemos sobre o novo tratamento contra a Covid-19
Pandemia pode ter provocado a morte de até 180 mil profissionais da saúde, segundo OMS
Mega Vacinação: Ministério da Saúde amplia terceira dose da vacina contra Covid-19 para todos os adultos

Coronavírus e hipertensão: é necessário suspender BRA e IECA nesses pacientes? [podcast]

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Em nosso podcast de hoje, a cardiologista Érika Campana, Doutora e Mestre em Medicina pela UERJ e Especialista em Cardiologia pela SBC/AMB, aborda a relação entre hipertensão arterial sistêmica (HAS) e Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV2).

Ela comenta um artigo publicado no Journal of Hypertension sobre o uso de BRA e IECA durante a pandemia do coronavírus, já que os autores trazem a hipótese de que os medicamentos podem trazer riscos para esses pacientes. Apesar disso, a posição das sociedades de cardiologia é que não há evidências científicas que justifiquem a suspensão, e o benefício do uso desses medicamentos supera o risco. Entenda melhor no áudio abaixo:

Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!

Confira também por outros players:

Referência bibliográfica:

  • Eslera M, Esler D. Can angiotensin receptor-blocking drugs perhaps be harmful in the COVID-19 pandemic? Journal of Hypertension 2020, 38:000–000
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

5 comentários

  1. FELLIPE XAVIER PIMENTA

    Em uma emergencia mundial de saude, voces ainda estao cobrando por conteudo cientifico que aborda do agente causador da pandemia. Reveja!

    • Clara Barreto

      Bom dia, Felipe! Nosso conteúdo do Portal PEBMED é todo gratuito, pedimos apenas a realização do cadastro. Além disso, os aplicativos da nossa empresa (Whitebook para médicos, Nursebook para enfermeiros), apesar de terem partes pagas, atualmente contém os conteúdos de coronaviroses disponíveis na versão free, ou seja, gratuitamente.

  2. Wemerson Lourenço

    Tem como divulgar o artigo?

  3. Bom dia, vários autores fazem associação de hipertensão com inflamação (www.pubmed.com). O processo inflamatório também é observado em outras condições como obesidade, diabetes e sepse. Pelo que percebo, o COVID-19 potencia processos inflamtórios pré-existentes. Por especificamente este motivo, vejo importante nos afastarmos de situações causadoras de inflamação. Obrigado e cuidem-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.