Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Clínica Médica / Coronavírus: veja os principais pontos sobre diagnóstico e tratamento [vídeo]
médica falando sobre orientações para coronavírus

Coronavírus: veja os principais pontos sobre diagnóstico e tratamento [vídeo]

Esse conteúdo é exclusivo para
usuários do Portal PEBMED.

Tenha acesso ilimitado a todos os artigos, quizzes e casos clínicos do Portal PEBMED.

Faça seu login ou inscreva-se gratuitamente!

Estamos vivendo uma pandemia de uma doença respiratória, Covid-19, causada por uma nova cepa de coronavírus, o SARS-CoV2. Diante dessa situação, onde ainda não há vacina nem medicamento específico para tratamento, é muito importante que os médicos, assim como outros profissionais de saúde, se atentem aos sintomas, tentando evitar ao máximo a disseminação do vírus.

Mas e depois de receber esse paciente, o que fazer?

Orientações sobre coronavírus para médicos

Para trazer as principais orientações sobre o diagnóstico e tratamentos atuais que estão sendo mais efetivos em pacientes positivos para Covid-19, a nossa editora médica de Infectologia, Isabel Mello, fez um vídeo com os principais pontos que o médico não pode deixar passar.

Nele, ela comenta os principais sintomas, leves e graves, apresentados pelos pacientes que foram acompanhados até o momento, e fala também sobre alguns outros sintomas atípicos e sintomas não relacionados geralmente a viroses respiratórias. Além disso, indica quais exames são necessários para o diagnóstico, incluindo como coletar o exame principal, que é o swab combinado (swab nasal + de orofaringe).

Isabel também lembra da notificação de casos, tanto suspeitos quanto confirmados laboratorialmente. O link para ficha de notificação pode ser acessado aqui!

Com relação ao tratamento, por não haver ainda antirretroviral, a infectologista comenta alguns medicamentos que estão sendo estudados para a doença e orienta as principais medidas de suporte, de acordo com a gravidade do caso.

Por fim, fala da prevenção e medidas de precaução e isolamento que devem ser tomadas pelo profissional, pelo médico e orientadas para os pacientes e população, em geral.

Para assistir todas as orientações, acesse nossa página especial!

E continue acompanhando a nossa cobertura sobre a nova pandemia, aqui no Portal PEBMED.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.