Covid-19: aplicativo detecta infecções assintomáticas por meio de tosse gravada em celular

Um algoritmo de inteligência artificial para a detecção da Covid-19, por meio de um aplicativo, está sendo testado em Santa Catarina.

Um algoritmo de inteligência artificial para a detecção da Covid-19 está sendo testado em Joinville, Santa Catarina. Os pacientes do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt estão sendo convidados a realizar o exame de PCR e a tossir para um aplicativo de celular. Os resultados serão cruzados para a checagem clínica do projeto.

A expectativa é conseguir dois mil pacientes em um mês para compor a pesquisa e chegar a um índice de precisão acima de 85%, parecido com os testes de antígenos encontrados em farmácias para detectar a Covid -19.

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) já haviam descoberto no ano passado que os indivíduos assintomáticos podem diferir dos saudáveis ​​na maneira como tossem. Essas diferenças não são decifráveis ​​para o ouvido humano, sendo apenas captadas pela inteligência artificial, como no caso do app desenvolvido pela organização internacional sem fins lucrativos Virufy e testado agora no sul do país.

“Esse padrão pode ser destacado de tal forma que, alimentando o algoritmo com diversos tipos de tosse, pode detectar a probabilidade de a pessoa possuir Covid-19 ou não, a partir do registro de sua tosse”, informa o site da Virufy.

A ONG já está em negociações com outros hospitais brasileiros para a ampliação de testes clínicos, incluindo hospitais universitários e redes particulares de saúde.

Probabilidade

“Como a empresa não tem fins lucrativos, a proposta é disponibilizar esse aplicativo de forma gratuita, para facilitar na detecção da doença somente através do som da tosse”, explicou gerente da Virufy, Soraya Cavalcanti, em entrevista à Agência Brasil.

Leia também: Gravidez: aplicativo para smartphone pode ajudar a controlar peso, dieta e atividade física

Já foram realizados testes com milhares de tosses de pessoas da América Latina, Europa e Ásia para distinguir entre sons aqueles que o novo coronavírus provoca na tosse.

mulher com covid-19 tossindo para aplicativo

Estudo clínico

A meta é expandir os testes no país em parcerias com clínicas para fechar em dois ou três meses o estudo clínico de aprovação do algoritmo e iniciar o uso do aplicativo pela população brasileira.

“Estamos na fase de coleta de tosses para afinar o algoritmo. Quando ele estiver em uma porcentagem mais afinada, conseguiremos lançar o aplicativo para ser utilizado de forma gratuita para auxiliar no pré-diagnóstico”, esclareceu Soraya Cavalcanti.

Expectativa

No Brasil, o projeto está dividido em duas partes. Uma é a coleta de tosses de pessoas que apresentem sintomas semelhantes aos da Covid-19 através do site. Com o algoritmo treinado, a segunda parte é aplicá-lo numa pesquisa com pacientes reais que apresentarem testagens positivas e negativas para a Covid-19.

Veja mais: Detecção precoce de depressão pós-parto com base em aplicativo de smartphone

A expectativa é que o app possa ser uma ferramenta importante de detecção precoce, sendo mais barato para a aplicação em larga escala e podendo ser utilizado pelos médicos juntamente com exame clínico e a verificação de temperatura.

É importante destacar que a detecção precoce e imediata pode incentivar a quarentena voluntária daqueles que ainda não foram vacinados, principalmente em países em que o ritmo de vacinação é lento.

Qualquer brasileiro que tenha sintomas semelhantes pode enviar sua tosse por meio de um smartphone ou computador para ajudar na pesquisa. Basta acessar o site da ONG Virufy.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.