Leia mais:
Leia mais:
Mega Vacinação: Ministério da Saúde amplia terceira dose da vacina contra Covid-19 para todos os adultos
Eficácia da Vacina da Pfizer em Crianças de 5 a 11 anos
Infográfico de vacinação contra Covid-19 no Brasil
Vacina contra Herpes Zoster é segura em pacientes tratados com antagonista de TNF alfa
Probióticos: LGG® no incremento da resposta às vacinas

Covid-19: Pfizer anuncia que dose de reforço de sua vacina tem eficácia de 95,6%

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um estudo divulgado no último dia 21 de outubro trouxe a informação de que a dose de reforço da vacina contra Covid-19 da Pfizer tem eficácia de 95,6% contra infecção pelo SARS-CoV-2. O estudo foi realizado e publicado pelos próprios laboratórios da farmacêutica americana em conjunto com a BioNTech.

Saiba mais: Terceira dose: Estudo traz informações sobre sua eficácia em Israel

pfizer

O anúncio da Pfizer

Segundo o comunicado, os resultados publicados são de um ensaio clínico de fase 3 realizado com mais de 10.000 pessoas com 16 anos ou mais, onde parte delas tomou a vacina contra Covid-19 e a outra parte recebeu placebo. O estudo demonstrou eficácia de 95,6% apresentando um perfil de segurança favorável. 

A Pfizer ainda informou que o estudo ocorreu diante da ameaça da variante Delta, no período em que esta cepa se tornou a principal a circular em todo o mundo.

O estudo 

Todos os participantes completaram o ciclo vacinal com a vacina da farmacêutica e em seguida, foram randomizados para receber uma dose de reforço do imunizante ou do placebo. De acordo com a Pfizer, o tempo médio entre a segunda dose e a aplicação da dose de reforço ou placebo foi de aproximadamente onze meses.

Foram identificados cinco casos de Covid-19 no grupo que recebeu a dose de reforço e 109 casos no que tomou placebo, durante o período do estudo, disse a Pfizer.

Leia também: Afinal, quantas doses da vacina anti-Covid-19 serão necessárias?

Além disso, a idade média dos participantes deste estudo foi de 53 anos, com 55,5% dos participantes entre 16 e 55 anos e 23,3% dos participantes com 65 anos ou mais. As análises mostraram que a eficácia se mostrou consistentesem relação com a idade, sexo, raça, etnia ou comorbidades.

Este estudo da Pfizer traz informações sobre a eficácia da vacinação com três doses com o imunizante da farmacêutica americana, não se tratando da vacinação heteróloga.

* Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas: 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.