Covid: Fiocruz lança cartilha de segurança para as festividades de fim de ano

O Observatório Covid-19 Fiocruz lançou uma cartilha com recomendações sobre as formas mais seguras de comemorar o fim de ano.

Neste momento em que as pessoas estão se preparando para reencontrar com familiares e amigos nas festas de final do ano, o Observatório Covid-19 Fiocruz lançou uma cartilha, que traz um conjunto de recomendações sobre as formas mais seguras de comemorar o Natal e o réveillon, reduzindo os riscos de transmissão da Covid-19.

É importante destacar que apesar da vacinação seguir avançando em todo o país e constatarmos uma queda nos principais indicadores, a pandemia ainda não acabou e, assim como surgiu a variante Delta no final de 2020, uma nova variante, a Ômicron, também representa um alerta para todos.

segurança nas festas de fim de ano

Recomendações para festas de fim de ano

A cartilha centraliza orientações para eventos familiares e pequenos encontros entre amigos, uma vez que as aglomerações ainda devem ser evitadas.

Os médicos, por sua vez, devem continuar orientando seus pacientes com os cuidados necessários para se proteger, destacando a importância da vacinação contra as novas variantes do novo coronavírus. E ressaltando que se vacinar é um ato de proteção coletiva, não apenas uma escolha individual.

Confira algumas recomendações da cartilha:

  • Adultos devem estar com o esquema vacinal completo. Quem já pode tomar a dose de reforço, deve procurar o posto de saúde para completar o esquema vacinal, assim como as crianças e adolescentes com 12 anos ou mais;
  • Mesmo com todos vacinados, alguns cuidados são necessários, como:
  • Limitar o número de pessoas de acordo com o tamanho do espaço para que não haja aglomeração;
  • Dar preferência aos espaços abertos e mais ventilados, com janelas abertas e ventiladores, evitando o uso de ar-condicionado;
  • Evite o uso de toalhas de pano, disponibilizando sabão e papel para a secagem das mãos no banheiro;
  • Disponibilize álcool em gel logo na entrada dos ambientes;
  • Proteja as crianças menores, que ainda não estão vacinadas, mantendo-as em lugares mais arejados;
  • Pessoas idosas e imunossuprimidas devem estar também em lugares mais arejados e de máscara;
  • Peça aos convidados que não compareçam ao apresentarem sintomas gripais, mesmo que leves.

Leia também: Influenza x Covid-19: 5 dicas para a abordagem da síndrome gripal

Para os pesquisadores envolvidos na produção da cartilha, a proximidade das festas de final de ano, das férias escolares e do aquecimento do turismo impõe especial atenção sobre o monitoramento da intensidade com que as pessoas retornam a circular pelas ruas.

“Estamos num cenário mais favorável do que no ano passado, mas ainda temos que nos manter alertas, especialmente diante das incertezas relacionadas à nova variante e à intensidade de circulação de pessoas nesse período do ano. Por isso, reforçamos que o principal cuidado neste final de 2021 é garantir que todos estejam vacinados com o esquema completo, incluindo a dose de reforço, caso a pessoa já tenha essa indicação. Quem ainda não está com o esquema completo, recomendamos que se dirija ao posto de saúde 14 dias antes do evento para que possa estar protegida e ajudar a proteger os outros também. Essa é uma mensagem que gostaríamos que fosse muito compartilhada e incentivada nos grupos de família e amigos do WhatsApp”, concluiu o coordenador do Observatório Covid-19 da Fiocruz, Carlos Machado.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED 

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades